Saúde remota ganha força com inovação portuguesa
Operação REMO, cofinanciada pelo COMPETE 2030, revoluciona cuidados de saúde ao promover monitorização contínua e remota.
A partilha de conhecimento e a cooperação são fundamentais. O COMPETE 2030 está empenhado em estimular esta colaboração para fomentar a competitividade e a inovação em Portugal.
A partilha de conhecimento e a cooperação são fundamentais. O COMPETE 2030 está empenhado em estimular esta colaboração para fomentar a competitividade e a inovação em Portugal.
No próximo dia 26 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, um pilar fundamental para o COMPETE 2030. Em meio à crescente difusão da ciência e tecnologia, compreendemos que nenhuma empresa ou país detém todo o conhecimento. É através da partilha e proteção desse conhecimento que avançamos.
Reconhecemos a importância de valorizar economicamente o conhecimento científico. Universidades portuguesas estabeleceram gabinetes de transferência de tecnologia para gerir a propriedade intelectual do conhecimento produzido. Além disso, desenvolvem ecossistemas de inovação e empreendedorismo, promovendo a co-criação de valor e a sustentabilidade das empresas.
No contexto do COMPETE 2030, Programa que visa reforçar a competitividade das empresas portuguesas, a proteção da propriedade intelectual emerge como um elemento-chave. Ao garantir que as criações intelectuais são devidamente protegidas e recompensadas, promove-se um ambiente propício à inovação, estimulando as empresas a investirem em pesquisa e desenvolvimento.
Além disso, a proteção da propriedade intelectual confere às empresas uma vantagem competitiva, ao permitir-lhes diferenciar os seus produtos e serviços no mercado e garantir que possam colher os benefícios dos seus investimentos em inovação. Isso, por sua vez, contribui para o fortalecimento da economia nacional e para a criação de empregos de alta qualidade.
De destacar que este ano, o COMPETE 2030 lançou um aviso para a Proteção da Propriedade Intelectual e Industrial. Este aviso veio apoiar operações que visem o registo de direitos de propriedade industrial, como patentes, modelos de utilidade e desenhos ou modelos, pelas vias nacional, europeia e internacional.
Assim, o COMPETE 2030 está firmemente empenhado em apoiar e promover a proteção da propriedade intelectual como um dos pilares fundamentais da estratégia de competitividade de Portugal, reconhecendo-a como uma ferramenta essencial para impulsionar a inovação, a criatividade e o crescimento económico sustentável.
Dedicámos uma newsletter do COMPETE 2030 às patentes onde referimos o relatório “Patent Index 2023”, da Organização Europeia de Patentes (OEP), com Portugal entre os países europeus com um aumento recorde do registo de pedidos e divulgamos dois projetos cofinanciados que espelham a economia digital e novas tecnologias.
Operação REMO, cofinanciada pelo COMPETE 2030, revoluciona cuidados de saúde ao promover monitorização contínua e remota.
A operação eProcess está a redefinir a gestão de processos de negócio. Fernando Faria, da Link, sublinha que esta solução transformará a colaboração e a eficiência nas empresas.
Conheça o RM4HEALTH, uma operação inovadora que está a transformar a monitorização remota na saúde e no desporto, desenvolvendo soluções tecnológicas que promovam uma vida ativa que por sua vez melhoram a qualidade de vida.