InvestEU já mobilizou 218 mil milhões de euros em investimentos na Europa
Esta iniciativa está a impulsionar setores estratégicos, como as energias renováveis, incluindo o desenvolvimento de parques eólicos flutuantes em Portugal.
A Comissão Europeia lançou o Pacto Ecológico Europeu para tornar a Europa no primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050.
A Comissão Europeia lançou o Pacto Ecológico Europeu para tornar a Europa no primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050.
A luta contra a emergência climática é uma prioridade crucial para a Comissão Europeia, que lançou o Pacto Ecológico Europeu como um plano ambicioso para transformar a Europa no primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050. Este pacto inclui políticas abrangentes para reduzir as emissões de CO2, preservar a biodiversidade e impulsionar a inovação sustentável.
Portugal, com os seus 300 dias de sol por ano e forte potencial para energias renováveis, está bem posicionado para contribuir significativamente para este objetivo. O país já ultrapassou a meta de 31% de energia renovável em 2020, atingindo 34%, e continua a investir em energias limpas, como a hidroelétrica e a solar.
A Comissão Europeia propôs recentemente medidas de emergência para enfrentar a crise energética. Estas medidas incluem a redução da procura de eletricidade e a redistribuição das receitas excedentárias do setor energético para beneficiar os consumidores finais, aliviando a pressão sobre as famílias e empresas europeias.
Portugal também está alinhado com os objetivos do Pacto Ecológico. Com a criação do Conselho para a Ação Climática, o país compromete-se a apresentar relatórios bienais sobre o progresso climático e a definir metas ambiciosas para a redução de emissões de gases com efeito de estufa. A estratégia nacional para o hidrogénio verde, com um investimento previsto de 7 mil milhões de euros até 2030, é outro exemplo do compromisso português com a sustentabilidade.
O Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal visa integrar melhor o sistema energético na rede europeia, facilitando a exportação de energia limpa. Cerca de 38% dos investimentos do PRR são destinados à ação climática, incluindo o desenvolvimento de fontes de energia solar, hidrogénio e biomassa.
Para alcançar a neutralidade climática, a UE planeia investir um bilião de euros na próxima década através do Plano de Investimento do Pacto Ecológico Europeu. Este plano inclui fundos significativos para apoiar a transição verde, como o Horizonte Europa, o InvestEU e o Mecanismo Interligar a Europa.
Com a ajuda destes fundos e o compromisso dos Estados-Membros, a Europa está a traçar um caminho sólido para combater as alterações climáticas e promover uma economia sustentável e competitiva.
Links úteis
Website | Agência Europeia do Ambiente
Website | Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia
Esta iniciativa está a impulsionar setores estratégicos, como as energias renováveis, incluindo o desenvolvimento de parques eólicos flutuantes em Portugal.
A Comissão Europeia aprovou um regime português de mil milhões de euros para impulsionar a produção de equipamentos essenciais à transição para uma economia de impacto zero.
A Comissão Europeia destacou, num relatório, a necessidade de promover ambientes de trabalho saudáveis e prevenir o burnout entre os trabalhadores