1.067 M€ a concurso e 471 M€ de incentivo aprovado
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Celebrado anualmente a 7 de abril, aproveite este Dia para conhecer projetos, cofinanciados pelo COMPETE 2030 e COMPETE 2020, que têm impulsionado a internacionalização e inovação deste setor. O Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente a 7 de abril, foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1950. Visa sensibilizar para a importância dos […]
Celebrado anualmente a 7 de abril, aproveite este Dia para conhecer projetos, cofinanciados pelo COMPETE 2030 e COMPETE 2020, que têm impulsionado a internacionalização e inovação deste setor.
O Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente a 7 de abril, foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1950. Visa sensibilizar para a importância dos cuidados de saúde e estilos de vida saudáveis. Em 2024, o tema é “A minha saúde, o meu direito”, destacando a necessidade de acesso universal a serviços de saúde e ambiente saudável.
A OMS enfatiza a saúde como direito humano fundamental, clamando por serviços de qualidade, educação, água potável e combate à discriminação. Este dia é um lembrete de que a saúde é um direito humano essencial e deve ser protegida por todos.
Conheça projetos cofinanciados pelo COMPETE 2030 e COMPETE 2020 neste setor.
>COMPETE 2030
Nome do projeto: PME Promoting Health Portugal
Síntese: “PME Promoting Health Portugal” é uma operação cofinanciada pelo COMPETE 2030 que tem como objetivo principal a criação e implementação de um plano integrado de ações de internacionalização para a promoção da oferta nacional de bens e serviços da cadeia de valor da Saúde.
Dinamizado pelo Health Cluster Portugal, conta com mais de 50 empresas portuguesas do setor que visam reforçar a sua capacidade exportadora e elevar o seu reconhecimento internacional.
Para alcançar estes objetivos estão previstas, sob a marca Health Portugal, diversas ações, tais como: a participação em feiras e eventos internacionais, a organização de missões empresariais, a promoção de ações de B2B e a criação de materiais de marketing e divulgação.
>COMPETE 2020
Nome do projeto: Knowlogis
Síntese: Promovido pela Glintt, em parceria com o INESC TEC, o projeto Knowlogis criou um sistema de reporte inteligente que monitoriza e acompanha, de forma ativa e dinâmica, as atividades mais críticas da logística hospitalar, identificando problemas ou ineficiências e estimando, quantificando e sugerindo medidas de correção/melhoria. Para tal, recorre a métodos avançados de engenharia de sistemas e investigação operacional, como simulação, otimização e previsão.
Isto permite uma assinalável redução de custos e ganhos de eficiência para as instituições de saúde e para o sistema de saúde como um todo, potenciando melhorias ao nível da despesa e afiançando, de modo indireto, ganhos de saúde para os pacientes.
Financiamento: Apoiado no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em copromoção, este projeto envolveu um investimento elegível de 454 mil euros e um incentivo FEDER de 282 mil euros.
Curiosidade: Este projeto foi o vencedor do melhor projeto de transformação digital na área da saúde, no âmbito dos Portugal Digital Awards 2020, da IDC.
Nome do projeto: SmartHealth4All: Smart medical technologies for better health and care
Síntese: Liderado pelo Health Cluster Portugal e pela Siemens Healthineers, o consórcio do projeto SmartHealth4All tem como propósito impulsionar um ecossistema dedicado à pesquisa, desenvolvimento, produção, comercialização e divulgação de tecnologias inteligentes na área da Smart Health. Este projeto interliga diversas áreas de conhecimento, como ciências médicas, engenharias, medtech, eHealth e ambient assisted living.
No âmbito clínico, foca-se na prevenção, diagnóstico, monitorização e tratamento de doenças, sobretudo crónicas e relacionadas ao envelhecimento. A Smart Health envolve tecnologias conectadas em rede, visando aprimorar os cuidados e serviços de saúde. Reconhecida como resposta ao desafio global do aumento nos custos de saúde devido ao envelhecimento e às doenças crónicas, as soluções de Smart Health destacam-se pelo seu potencial de mercado.
Financiamento: O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Programas Mobilizadores – envolvendo um investimento elegível de 6,1 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 4,1 milhões de euros.
Site do projeto SmartHealth4All
Nome do projeto: Boletim de Vacinas Electrónico
A desmaterialização do Boletim de Vacinas simplificou processos, reduziu custos e melhorou a qualidade da informação em Portugal, graças ao projeto promovido pelo SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, com o apoio do COMPETE 2020.
Com a transição para o Boletim de Vacinas Eletrónico, o cidadão tem uma maior acessibilidade à informação sobre vacinas, permitindo consultar o histórico de vacinação de forma simples e segura através do Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão do Portal SNS. Esta plataforma online facilita ainda a partilha do Boletim de Vacinas, simplificando procedimentos como as matrículas escolares, eliminando preocupações com a perda ou extravio do boletim em papel.
Esta iniciativa não só beneficia os cidadãos, tornando o acesso à informação sobre vacinação mais eficiente, mas também fortalece a proximidade do Serviço Nacional de Saúde com a população, potencializando os ganhos em saúde para todos.
Financiamento: Projeto promovido pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SATDAP), envolvendo um investimento elegível de cerca de 169 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 143 mil euros.
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.
Lisboa foi eleita Melhor Destino Culinário da Europa, enquanto o Porto recebeu o título de Melhor Destino Culinário Emergente.