Noah Surf House entre os melhores hotéis de surf do mundo
Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 conquista reconhecimento global no surf.
A MDA aumenta a sua capacidade produtiva e garante crescimento no mercado automóvel.
A MDA – Moldes de Azeméis, SA, empresa do Grupo Simoldes, promoveu um projeto de inovação produtiva cofinanciado pelo COMPETE 2020, que resultou num aumento significativo da sua capacidade produtiva. Este incremento foi crucial para responder às exigências do mercado automóvel, garantindo um crescimento sólido em termos de atividade, negócio, produtividade e rendibilidade.
Segundo Gonçalo Caetano, Board Advisor do Grupo Simoldes, “este projeto de inovação produtiva, promovido pela MDA, SA, consubstanciou um aumento muito relevante da sua capacidade produtiva, de forma a assegurar uma melhor resposta aos desafios que se lhe colocam, à procura sobretudo da indústria automóvel e, por essa via, um crescimento sólido da sua atividade, negócio, produtividade e rendibilidade.”
O dinamismo e a sofisticação do mercado automóvel, juntamente com as crescentes exigências dos clientes em termos de qualidade, fiabilidade, flexibilidade, customização e prazos de entrega, impunham a necessidade de reforçar a capacidade de resposta da MDA. Gonçalo Caetano destacou que “esta empresa veria comprometido o seu crescimento qualificado e sustentado no futuro se não reforçasse e melhorasse, via este projeto, a sua capacidade de resposta, o que implicou aumentar a capacidade instalada da empresa, dando ainda origem à criação de um novo edifício, dedicado especificamente a testes e ensaios finais.”
Para ganhar competitividade numa indústria dominada por grandes clientes com forte poder negocial, a MDA equipou-se tecnologicamente e organizacionalmente, expandindo a sua capacidade produtiva e melhorando a eficiência. Este esforço coloca a MDA como um exemplo de excelência no setor. Caetano sublinhou que “a MDA apetrechou-se tecnologicamente e organizacionalmente para expandir a sua capacidade produtiva, por um lado, e conseguir, por outro, ser mais eficiente, com o objetivo de atingir patamares mais elevados de negócio, produtividade e rendibilidade.”
Gonçalo Caetano explicou que “a MDA adquiriu várias tecnologias e equipamentos altamente avançados e automatizados e softwares modernos e integrados de acompanhamento virtual da produção, de apoio à produção, ao planeamento e à tomada de decisão, e integrou, de forma pioneira, todos esses itens, articuladamente com a capacitação e formação dos seus recursos humanos, de modo a otimizar o processo produtivo.”
Implementaram-se sistemas de produção orientados para o produto, integrando células e pessoas numa linha contínua de quatro células. A criação do centro de ensaios constituiu uma inovação organizacional importante, tanto internamente como nas relações externas com clientes e fornecedores, reduzindo a dependência de terceiros e aumentando a atividade da empresa. “A criação do centro de ensaios configurou uma importante inovação organizacional, não só a nível interno, mas particularmente nas relações externas da empresa com os seus clientes e fornecedores”, comentou Caetano.
O projeto resultou num aumento da capacidade produtiva instalada e numa evolução positiva no volume de negócios e no Valor Acrescentado Bruto (VAB), embora abaixo do previsto devido às incertezas na indústria automóvel, aos efeitos negativos da pandemia e a práticas desleais de concorrência. “As fortes incertezas sobre a evolução futura da indústria automóvel, o efeito extremamente negativo da pandemia neste cluster ao longo de 2020 e 2021, a que se juntam também o adiamento e/ou cancelamento de projetos por parte dos seus clientes, explicaram, em grande medida, esta evolução menos favorável do negócio”, disse Caetano.
Apesar destes desafios, o número de colaboradores altamente qualificados cresceu 32%, passando de 38 para 50, superando o crescimento previsto e em 2021, a orientação exportadora do negócio situou-se em 93,2%. “Tudo isto resultou num grau de cumprimento das metas projetadas para o ano pós-projeto de mais de 165%, concretizando, por isso, a obtenção dos níveis máximos de desempenho e prémio para este projeto”, concluiu Gonçalo Caetano.
Com este projeto, a MDA reafirma a sua posição de liderança e excelência no setor automóvel, estando bem preparada para enfrentar os desafios futuros e continuar a crescer de forma sustentada.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto contou com um investimento elegível de 16,4 milhões de euros, dos quais 7,4 milhões foram incentivos do FEDER através do COMPETE 2020. Este apoio permitiu à MDA realizar investimentos estratégicos e alcançar novos patamares de competitividade e excelência.
Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 conquista reconhecimento global no surf.
Presidente do COMPETE 2030 marcou presença no CAMPUS Inov Contacto Empresas. Evento reuniu jovens e empresas para promover estágios internacionais.
Numa altura em que a transição energética é imperativa, a operação EnergyP2P surge para transformar a forma como gerimos e partilhamos energia.