Portugal assume presidência do Grupo D9+ em 2025
Portugal lidera o grupo pela primeira vez, reforçando a sua estratégia digital e impulsionando a inovação e competitividade na Europa.
Esta iniciativa está a impulsionar setores estratégicos, como as energias renováveis, incluindo o desenvolvimento de parques eólicos flutuantes em Portugal.
O programa InvestEU, criado pela União Europeia em 2021, já gerou 218 mil milhões de euros em investimentos. Esta iniciativa está a impulsionar setores estratégicos, como as energias renováveis, incluindo o desenvolvimento de parques eólicos flutuantes em Portugal.
O programa InvestEU, lançado pela União Europeia em 2021, já impulsionou 218 mil milhões de euros em investimentos, com um foco importante em projetos de energias renováveis em Portugal. Um dos exemplos mais relevantes é o desenvolvimento de parques eólicos flutuantes no país, que tem contribuído para a transição energética.
Apoio estratégico a projetos em Portugal
Portugal destaca-se no âmbito do InvestEU com o apoio à preparação do leilão de 10 gigawatts de energia eólica offshore, reforçando a sua posição no setor das energias renováveis. Este investimento é um passo significativo na promoção de energias limpas e no combate às alterações climáticas.
Investimentos verdes e digitais
Cerca de 65% dos fundos mobilizados pelo InvestEU são de origem privada, e o programa tem vindo a financiar projetos em áreas como a transição ecológica e digital. Além dos parques eólicos em Portugal, o fundo também apoia a descarbonização energética nas ilhas gregas e o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia na Bulgária.
InvestEU: um programa para o futuro de Portugal e da Europa
Até agora, 90% da garantia da UE já foi alocada a parceiros, como o Banco Europeu de Investimento (BEI). O InvestEU continuará a apoiar a inovação e a criação de emprego até 2028, com o objetivo de mobilizar mais de 372 mil milhões de euros em investimentos adicionais, assegurando que Portugal e a Europa estão na linha da frente da transição verde e digital.
Portugal lidera o grupo pela primeira vez, reforçando a sua estratégia digital e impulsionando a inovação e competitividade na Europa.
Portugal está entre os países mais avançados em cibersegurança, de acordo com a 5.ª edição do Global Cybersecurity Index da ITU, destacando-se pelo forte compromisso com a proteção digital e liderança global.
A Comissão Europeia aprovou um regime português de mil milhões de euros para impulsionar a produção de equipamentos essenciais à transição para uma economia de impacto zero.