Cofinanciado pelo COMPETE 2020, a New Life Portugal abriu as portas em 2022 no Parque Natural da Serra da Estrela, numa propriedade de 12 hectares composta por dez antigas quintas de pedra tradicionais, remodeladas em quatro agrupamentos residenciais. A sua missão é fornecer apoio a qualquer pessoa que deseje cultivar o seu bem-estar sustentável.
A New Life Portugal dispõe de 49 suítes para clientes e as suas instalações incluem um Centro Contemplativo com vista para a natureza, um Centro Comunitário multifuncional com sala de jantar, um Centro de Terapias, piscina exterior, sala de massagens, ginásio e sauna.
Este conceito combina alojamento em contexto turístico com serviços de wellness, mindfulness, exercício físico, contacto com a natureza, contacto com a comunidade local, entre outras metodologias, como descanso interior e relaxamento, desenvolvimento pessoal e bem-estar, recuperação do luto, recuperação do stress e burnout, recuperação da ansiedade e depressão, e prevenção de recaídas. É igualmente interessante para pessoas que, não tendo estes desafios, desejem usufruir de uma experiência integradora destas diversas características.
Inserido num Geoparque Mundial reconhecido pela UNESCO, o local possui uma enorme beleza natural que transmite tranquilidade e paz de espírito, permitindo um isolamento do mundo moderno. A reconstrução dos edifícios, em ruínas no início do projeto, respeitou a arquitetura tradicional, aproveitando materiais de construção autóctones, ajudando os clientes a sentirem-se mais tranquilos numa zona remota.
Entrevistámos Luís Cunhal, Managing Director da New Life Portugal, que nos contou sobre as motivações que originaram o projeto, os desafios enfrentados ao longo do caminho e os fatores que tornam este projeto verdadeiramente único:
Como nasceu o projeto Bringing New Life to Serra da Estrela? Quais foram as principais motivações para este projeto com um conceito disruptivo para o mercado turístico nacional?
O Projeto New Life Portugal surgiu através da vontade de ser implementado na Europa um conceito único para dar resposta às dificuldades sentidas no mundo atual a nível da saúde mental. Após o estudo de várias localizações, o Parque Natural da Serra da Estrela foi o escolhido por reunir todas as condições para a implementação do conceito, um conceito pensado para ajudar pessoas que estejam em momentos da sua vida em que precisam de tempo para descansar e obter novas ferramentas para o seu dia a dia. Desta forma, a motivação para a criação deste conceito parte da vontade de criar experiências transformadoras que possam ter um impacto positivo e também através do investimento na região, apoiar o desenvolvimento sócio económico.
O que considera ser o elemento diferenciador do projeto?
O elemento diferenciador é o foco em ter um conjunto de atividades e terapias com benefícios para a saúde mental. Desde a localização com a natureza envolvente, à equipa, à forma como as nossas atividades e terapias estão pensadas para dar ferramentas aos nossos hóspedes, todos estes pontos trazem resultados extremamente positivos na experiência dos nossos hóspedes. Estamos focados em oferecer uma experiência transformadora com um modelo de cuidado integrativo, por forma a dar ferramentas a todos os que nos visitam para enfrentarem os desafios do dia a dia.
Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?
O projeto foi desenvolvido numa localização de baixa densidade populacional e com distâncias de mais de 2 horas dos grandes centros urbanos. Este fator cria dificuldades a nível de recursos humanos pelo facto de termos uma equipa multidisciplinar que necessita de um número elevado de profissionais qualificados.
De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?
Dos resultados alcançados o que mais destacamos é o nível de satisfação dos nossos hóspedes. Os nossos programas têm feito com que os nossos clientes estendam as suas estadias e regressem para continuar a ganhar ferramentas para melhorar o seu dia a dia. Para nós é extremamente gratificante saber que estamos a criar um impacto positivo na vida destas pessoas. Estamos focados em manter este nível de excelência e de transformar a vida de todos os que nos vão visitar no futuro.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto contou com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial, envolvendo um investimento elegível de 3,4 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,1 milhões de euros.
Samuel Costa Delgado, CEO, explica como a empresa reforça a competitividade através de inovação, digitalização e Inteligência Artificial no setor das rochas ornamentais.
Descubra como o projeto GREEDi está a revolucionar a gestão e segurança de grandes edifícios através de soluções inovadoras de Cloud Privada e cibersegurança.
Nelson Ferreira, coordenador de projetos de inovação, partilhou a visão por detrás do projeto Augmanity e o impacto das novas tecnologias nas fábricas.