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Calçado português em destaque na MICAM 2025

Portugal reforça a presença na maior feira mundial do setor, com 75 empresas. Iniciativa é apoiada pelo COMPETE 2030.

20 de Fevereiro 2025 | Notícias

Portugal reforça a presença na maior feira mundial do setor, com 75 empresas na MICAM & MIPEL. Iniciativa é apoiada pelo COMPETE 2030.

Empresas portuguesas reforçam presença internacional

De 23 a 25 de fevereiro, Milão será palco da 99ª edição da MICAM, a maior feira mundial de calçado, e do evento MIPEL, dedicado a artigos de pele. Portugal estará em destaque, com 43 expositores nacionais, um crescimento de 10% face à edição anterior.

Ao longo da Semana da Moda de Milão, 75 empresas portuguesas marcarão presença em vários certames, numa iniciativa promovida pela APICCAPS e pela AICEP, com o apoio do COMPETE 2030. A comitiva portuguesa contará com Alexandra Vilela, Presidente, e Carla Leal, Vogal, em representação do COMPETE 2030, bem como Madalena Silva, Assessora da AICEP.

Setor aposta na internacionalização

O tema da 99ª edição da MICAM, “Game Changers”, reflete a necessidade de adaptação e inovação num setor altamente competitivo. Luís Onofre, Presidente da APICCAPS, sublinha a importância da presença portuguesa neste evento:

“Num contexto internacional de grande exigência, com vários mercados de referência numa situação económica muito frágil, estamos a regressar paulatinamente aos mercados internacionais.”

O cluster português de calçado e artigos de pele exporta mais de 90% da sua produção, tornando fundamental a participação em eventos internacionais.

“Depois de dois anos de forte contenção, é tempo de o setor estreitar novas oportunidades em 2025. O ano que se avizinha não será fácil, com o abrandamento dos nossos principais mercados e uma situação política instável, com dois cenários de guerra”, refere Luís Onofre.

Impacto da MICAM no setor

A última edição da MICAM Milano, Milano Fashion&Jewels, MIPEL e The One Milano registou 40.950 visitantes profissionais, oriundos de 140 países, sendo 45% estrangeiros. Espanha, Alemanha e França foram os mercados europeus mais representados, enquanto os EUA e Canadá registaram um crescimento significativo.

Na Lineapelle, evento dedicado a componentes para calçado e curtumes, Portugal estará representado por 32 empresas, num aumento de 6,7% face à edição anterior.

A participação nacional nestes eventos reforça a posição de Portugal como referência no setor do calçado e artigos de pele, impulsionando a inovação e a internacionalização com o apoio do COMPETE 2030.

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