Saltar para o conteúdo principal da página

Hoje celebramos o Dia Internacional da Terceira Idade!

Nesta ocasião, o COMPETE 2030 reforça o seu compromisso em promover condições de vida da população sénior.

1 de Outubro 2024 | Notícias

Nesta ocasião, o COMPETE 2030 reforça o seu compromisso em promover condições de vida da população sénior. Num contexto de envelhecimento crescente da população, o Programa tem investido em soluções tecnológicas e sociais que promovem a autonomia, saúde e bem-estar dos idosos.

No Dia Internacional da Terceira Idade, o COMPETE 2030 reforça o seu compromisso em apoiar projetos de investigação e inovação direcionados à melhoria das condições de vida da população sénior. Num contexto de envelhecimento crescente da população, o programa tem investido em soluções tecnológicas e sociais que promovem a autonomia, saúde e bem-estar dos idosos.

Entre os projetos cofinanciados, destacam-se iniciativas focadas em cuidados de saúde personalizados, como dispositivos de monitorização remota e plataformas de apoio à mobilidade. Além disso, há um forte investimento em programas de inclusão digital, que permitem aos seniores estarem mais conectados e participarem ativamente na sociedade.

O objetivo destes projetos é garantir que a terceira idade tenha acesso a ferramentas que melhorem a sua qualidade de vida, promovendo a sua integração e participação ativa na sociedade, enquanto se responde aos desafios do envelhecimento populacional. O COMPETE 2030 continua a promover a inovação para assegurar um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.

Conheça dois dos projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020:

>NanoID: Nova tecnologia une nanomateriais e inteligência artificial para reabilitar músculos de idosos.

Este projeto criou uma camisola de reabilitação, de design agradável e ergonómico, com base em têxteis inteligentes que integraram (nano)sensores capazes de monitorizar vários parâmetros fisiológicos, nomeadamente o batimento cardíaco.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto NanoID envolveu um investimento elegível de cerca de 1,4 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 999 mil euros.


>FallSensing: Projeto tecnológico português reduz risco de queda nos idosos.

Com o intuito de combater um dos principais problemas dos seniores, três instituições portuguesas uniram-se e desenvolveram um sistema que permite avaliar o risco de queda e estabelecer um plano personalizado de exercícios de prevenção.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto FallSensing envolveu um investimento elegível de 1.035 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 749 mil euros.

Artigos relacionados

A carregar...