Mostra dos Fundos Europeus celebrou inovação e investimento em Portugal
Evento na Alfândega do Porto destacou projetos apoiados pelos Fundos Europeus e reforçou a proximidade com empresas e cidadãos.
Estudo revela potencial das missões net zero para reduzir emissões globais, mas destaca desafios na implementação de estratégias.
Estudo revela potencial das missões net zero para reduzir emissões globais, mas destaca desafios na implementação de estratégias claras e no envolvimento de recursos privados.
Avaliação das missões net zero
Um relatório recente da OECD avalia como as políticas de inovação orientadas para missões (MOIP) têm apoiado os objetivos nacionais de redução de emissões de gases com efeito de estufa. Baseado numa análise de 101 missões e 17 estudos de caso, o documento oferece uma visão aprofundada sobre o impacto destas abordagens em comparação com as políticas tradicionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).
Potencial e desafios dos MOIP
As políticas de inovação orientadas para missões (MOIP) têm demonstrado potencial para impulsionar mudanças transformadoras ao promover metas ambiciosas. No entanto, carecem frequentemente de objetivos claros, monitorização sistemática e financiamento plurianual específico. A falta de ligações fortes entre as autoridades de CTI e os intervenientes na expansão das missões limita a eficácia das estratégias implementadas.
Além disso, o relatório identifica três desafios principais:
Uma nova abordagem para o sucesso
Para superar estas limitações, o estudo destaca a necessidade de desenvolver uma nova geração de missões. Estas devem integrar melhor os diversos intervenientes e combinar recursos públicos e privados para alcançar mudanças significativas e metas climáticas ambiciosas.
Este relatório sublinha a importância de estratégias mais focadas e de um planeamento robusto para assegurar que as missões net zero desempenhem um papel decisivo no combate às alterações climáticas.
Consulte o Relatório “Mission-Oriented Innovation Policies for Net Zero – How Can Countries Implement Missions to Achieve Climate Targets?
Evento na Alfândega do Porto destacou projetos apoiados pelos Fundos Europeus e reforçou a proximidade com empresas e cidadãos.
Operação FLEX4ENERGY, cofinanciada pelo COMPETE 2030, aposta em inteligência artificial para integrar energia renovável e otimizar custos.
Segundo o relatório da IRENA, as energias renováveis cresceram 13,9% em 2023, representando 43% da capacidade global instalada.