Pedra E+ 2023/24 valoriza e promove a Pedra Portuguesa pelo mundo
Francelina Pinto, Diretora Geral da ANIET, partilha os objetivos, estratégias e ações da operação Pedra E+ 2023/24, que pretende apoiar as PME de Portugal do setor da Pedra Natural.
Francelina Pinto, Diretora Geral da ANIET, partilhou com a newsletter do COMPETE 2030 os objetivos, estratégias e ações da operação Pedra E+ 2023/24, que pretende apoiar o trabalho desenvolvido pelas PME de Portugal do setor da Pedra Natural, promovendo a sua internacionalização.
Objetivos e plano de ação da operação
Cofinanciado pelo COMPETE 2030, a operação da ANIET Pedra E+ 2023/24, tem como objetivo reforçar a capacitação empresarial para a internacionalização de PME que integram a cadeia de valor da Pedra Natural através do conhecimento, da prospeção e da presença física e também digital, em mercados de novas oportunidades e outros tradicionais, alavancar as exportações de produtos de valor acrescentado, aumentar a capacidade exportadora das PME e contribuir de forma determinante para a notoriedade internacional da oferta portuguesa. Reveste-se, portanto, de extrema importância para o Setor da Pedra Natural, para as exportações e para a economia do país.
O plano de ação conjunto envolve a participação de empresas das regiões Norte, Centro e Alentejo, em ações presenciais, com participação em certames internacionais dedicados ao setor, feiras, missões de prospeção e inversas em mercados como Itália, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Suécia e restantes países nórdicos, mas também a aposta em estratégias dinâmicas de comunicação e de ação comercial via digital e presença web dirigidas aos segmentos de mercado online, apoio à criação de modelos de negócio B2B e B2C através de lojas online e marketplaces, bem como utilização e reforço de ferramentas digitais associadas à industria 4.0, como social media marketing, content marketing, display advertising, SEO e SEA, valorizando oferta com forte componente tecnológica e de design com procura crescente no mercado global.
Representatividade de Portugal no comércio mundial de Pedra Natural
Em termos de comércio mundial, o setor nacional da Pedra Natural conta com uma relevância assinalável à escala global, colocando Portugal como um dos principais players no panorama internacional. Portugal está entre os 10 principais produtores de Pedra Natural do mundo. Esta posição de destaque a nível mundial proporciona um forte contributo para a sustentabilidade do setor e criação de riqueza.
As exportações de Pedra Natural portuguesa têm vindo a trilhar um caminho de evolução positiva, pese embora o abrandamento que se verificou em 2023 (e que se confirma também no primeiro semestre de 2024), decorrente do cenário de contração da economia mundial.
França é o principal mercado de destino, seguido pela China, Espanha e EUA. Os principais concorrentes internacionais são a China, a Índia e a Turquia.
Ao longo dos últimos anos, o setor tem vindo a reposicionar o seu perfil exportador, apostando em segmentos de maior valor acrescentado, novos produtos e grandes obras de Pedra Natural que podem ser apreciadas em todo o mundo.
As empresas procuram centrar a sua atividade na customização e projetos à medida, possibilitados por uma crescente aposta na inovação tecnológica, com uma parte significativa a operar nos mercados externos ou ambicionando fazê-lo, por reconhecerem a importância da exportação para o seu crescimento sustentado.
Estratégia da ANIET no apoio à internacionalização das empresas do setor
A promoção da internacionalização é uma das prioridades da ANIET, que tem vindo a dinamizar uma estratégia concertada de suporte às PME do setor da Pedra Natural, através do apoio à qualificação e capacitação para fatores como a qualidade, a inovação, o design, a tecnologia, a sustentabilidade e o conhecimento dos mercados internacionais para identificação de oportunidades e desafios.
A ANIET conta com inúmeras iniciativas desenvolvidas ao longo de vários anos, tendo em vista reforçar as vantagens competitivas de Portugal junto dos mercados e trabalhar a sua notoriedade perante os principais prescritores e operadores internacionais, com foco em estratégias robustas de comunicação e promoção internacional do setor e das suas empresas.
A Pedra Natural reveste uma importância extrema para a atividade económica do país, assinalável pelo seu dinamismo exportador. Esta é de facto uma indústria caracterizada por PME, tradicionalmente exportadoras, sendo a produção nacional muito apreciada internacionalmente.
As exigências são cada vez maiores pelo que é crucial o reconhecimento do setor extrativo e transformador como estratégico para a economia nacional, devendo o mesmo estar alinhado com as diretrizes da UE, de aproveitamento, valorização e competitividade dos nossos recursos minerais, imprescindíveis para a manutenção da qualidade de vida de que hoje usufruímos.
Ações já realizadas e a realizar
Através desta operação, as empresas têm vindo a participar no maior certame do setor que é a feira internacional Marmomac, em Verona, Itália e na qual voltámos a estar presentes, no passado mês de setembro. Em 2023, as empresas participaram na feira StoneTech, no Canadá e na feira Stone+tec 2024, na Alemanha.
Atualmente, a ANIET encontra-se a organizar a participação na feira The Big5 Global, no Dubai e na feira The Natural StoneShow, em Londres, bem como uma missão de prospeção à Suécia a ter lugar em novembro e ainda uma missão inversa dos Mercados Nórdicos. Em paralelo, estão a ser desenvolvidas campanhas de marketing digital e de presença web, pelas PME participantes, dirigidas aos mercados alvo da operação.
A ANIET – Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, constituída em 1975, é a associação empresarial e de utilidade pública, que no âmbito extrativo e transformador representa os três subsectores: Rochas Ornamentais, Rochas Industriais e Minerais Industriais (Metálicos e Não Metálicos).
Representa mais de mil milhões de euros em exportações e mais de doze mil postos de trabalho diretos, sendo cerca de 50% do valor total das exportações relativo a Pedra Natural/Rochas Ornamentais.
O Apoio do COMPETE 2030
A operação conta com um investimento elegível de 1,5 milhões de euros, dos quais 799 mil são incentivo FEDER através do COMPETE 2030. Este apoio financeiro é crucial para aumentar a competitividade, fomentar e concretizar os objetivos e o sucesso da internacionalização das PME do setor e da economia portuguesa.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.