Empresas nacionais têm nova oportunidade de adesão ao Portugal Sou Eu
Cofinanciada pelo COMPETE 2030, campanha arranca com descontos para captar novas empresas e aumentar a competitividade da produção nacional.
Entre paisagens deslumbrantes e experiências únicas, emerge uma proposta que celebra o melhor do interior de Portugal.
No coração de Carrazeda de Ansiães, junto ao emblemático Miradouro “Olhos do Tua”, está a nascer um projeto ambicioso que promete transformar o panorama turístico da região: o “Resort Hotel E’YES TUA”. Esta operação, cofinanciada pelo COMPETE 2030, representa um investimento estratégico que alia luxo, natureza, inovação e sustentabilidade, com o objetivo de elevar o território do Tua ao patamar dos destinos de excelência.
Manuela Carvalho, responsável pela operação, descreve o conceito do projeto como “o conceito de luxo em espaço rural [que] combina harmoniosamente com a natureza, eco design, contemporâneo e rústico, inovação e sustentabilidade, indo ao reencontro das ‘origens com o presente’ em defesa dos usos e costumes tradicionais”. Esta visão assenta numa filosofia de turismo consciente, capaz de proporcionar experiências únicas e autênticas, ao mesmo tempo que respeita e valoriza a identidade do território.
O Resort será composto por um edifício principal — com receção, restaurante, bar, spa, ginásio, 13 quartos duplos e 6 quartos individuais — e 8 chalés de luxo, com capacidade total para 48 pessoas. Os hóspedes poderão usufruir de uma piscina exterior biológica com bar, SPA com piscina interior, e acessibilidades exclusivas.
Mais do que um simples alojamento, o Resort Hotel E’YES TUA oferece um leque abrangente de serviços de animação turística. Entre as atividades disponíveis encontram-se passeios pedestres pela natureza, visitas guiadas a quintas e lagares de azeite, experiências nas Termas de São Lourenço, práticas desportivas ao ar livre como canoagem, e uma diversidade de atividades pedagógicas ligadas às tradições da região, como a produção de pão artesanal ou a desfolhada. Tudo isto numa lógica de turismo de experiência, profundamente enraizado na cultura local.
A proposta distingue-se ainda pela forte componente tecnológica e de inovação. Como refere Manuela Carvalho, “integramos tecnologia de ponta de sistemas avançados e outros instrumentos de inteligência artificial, eficiência energética de excelência e revestimento na área de construção inovadora e autossuficiente”. Esta aposta em soluções sustentáveis não é apenas um fator diferenciador, mas também um compromisso com o futuro e com o ambiente.
O impacto do projeto vai muito além do setor do turismo. A operação prevê a criação de pelo menos 17 postos de trabalho, contribuindo para a dinamização económica da região e para o combate à desertificação do interior. “Contribui para elevar o perfil turístico da região, consolidando Carrazeda de Ansiães como destino de eleição”, afirma a responsável, sublinhando também a importância do projeto na “valorização do seu património natural, cultural, gastronómico e [no] estímulo da economia regional e nacional”.
Com um investimento elegível de cerca de 2,8 milhões de euros, o “Resort Hotel E’YES TUA” é um exemplo claro de como os fundos estruturais, como os do COMPETE 2030, podem ser instrumentos eficazes na criação de valor, de emprego e de novas dinâmicas territoriais. Segundo Manuela Carvalho, esta operação é “uma aposta na rentabilidade associada à ‘criação de valor’ pela exploração de experiências de qualidade incomparáveis, conjugando conforto com inovação”.
Em suma, o “Resort Hotel E’YES TUA” é mais do que um novo espaço de alojamento: é uma proposta transformadora, que alia modernidade à tradição, luxo à natureza, e conforto à sustentabilidade, projetando o Tua no mapa do turismo de excelência em Portugal.