Estratégia Digital Nacional em consulta pública
A Estratégia Digital Nacional, que será lançada pelo Governo até ao final do ano, está em consulta pública no ConsultaLEX até 5 de dezembro.
Síntese do Projeto
O projeto FutPON, uma parceria entre a Altice Labs e o Instituto de Telecomunicações, visa desenvolver as redes óticas passivas (PON) de próxima geração, criando soluções completas, inovadoras a nível mundial, com vista ao mercado global, onde existem diferentes tecnologias PON. Com uma clara orientação global e inovadora, o projeto pretende arrastar a atividade empresarial local de modo a reforçar uma rede regional na área das TICE que sustente a criação de um verdadeiro cluster TICE de referência mundial na região Centro. O projeto pretende aproveitar as oportunidades de uma sociedade da informação e comunicação com crescentes exigências ao nível da banda larga e TICE, com decisões e comunicações globais cada vez mais rápidas.
Cláudio Rodrigues – Responsável pelo FutPON | Entrevistamos Cláudio Rodrigues da Altice Labs e Responsável do FutPON, que nos falou deste projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020 |
O que considera ser o elemento diferenciador no projeto FutPON? | O principal objetivo do projeto era a criação de soluções completas para redes óticas passivas. Tendo em mente este objetivo foram desenvolvidos diferentes tipos de terminais de fibra ótica e respetivos componentes óticos baseados em fotónica integrada assim como um elemento agregador dos mesmos, OLT (Optical Line Terminal), que permite o suporte de diferentes tipos de tecnologia, nomeadamente PtP WDM-PON (NG-PON2), 10GEPON e coexistência com redes legadas, nomeadamente GPON e XGPON.Sendo o OLT o elemento agregador de todas as tecnologias suportadas no projeto, o mesmo assume claramente um papel diferenciador. |
Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto? | Os principais desafios com que as equipas se depararam foram os elevados débitos que as novas tecnologias de rede requeriam. O desenho das diferentes soluções em microeletrónica de elevada velocidade, o design de circuitos fotónicos integrados capazes de funcionarem em diferentes bandas óticas e a elevada complexidade dos FPGAs foram claramente os principais desafios. |
De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar? | O OLT1T1 desenvolvido no projeto é sem duvida um elemento de sucesso estando o mesmo presente em diversas geografias, Portugal, França, Israel, Estados Unidos da América, India, Inglaterra, e em diferentes operadores de telecomunicações. |
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 2,4 milhões de euros o que resultou num incentivo de cerca de 1,4 milhões de euros.
Links
Reportagem do programa Imagens de Marca acerca do FutPON
Altice Labs: Website
Instituto de Telecomunicações: Website
Última atualização a 27 de Dezembro 2023
A Estratégia Digital Nacional, que será lançada pelo Governo até ao final do ano, está em consulta pública no ConsultaLEX até 5 de dezembro.
Comissão Europeia apresenta plano ambicioso para acelerar a transição para veículos elétricos. Este plano visa reduzir emissões de carbono e promover a sustentabilidade no setor dos transportes.
Exoesqueleto da Pafil, cofinanciado pelo COMPETE 2020, veio para melhorar as condições de trabalho das costureiras e vence na categoria Smart dos iTechStyle Awards.