O projeto iCare4NextG cofinanciado pelo COMPETE 2020, criou um conjunto de serviços para melhorar o bem-estar e a prestação de cuidados em casa, integrando necessidades de diferentes estágios da vida, diferentes cuidadores e diferentes diagnósticos, explica Susana Rodrigues, PMO na Glintt.
1. Síntese
O projeto iCare4NextG desenvolveu uma estrutura de serviços e uma plataforma tecnológica necessários para atender às necessidades de integração dos cuidados domiciliários e personalizados de forma a melhorar o bem-estar e a prestação de cuidados em casa, alinhados com os conceitos de previsão, prevenção, personalização e participação.
A integração da assistência significa que o apoio prestado, que incorpora vários fornecedores diferentes, é disponibilizado ao utilizador final de maneira agregada, evitando um amplo conjunto de dispositivos ou aplicações difíceis de usar.
2. Testemunho
Susana Rodrigues | PMO na Glintt
O envelhecimento da população e o aparecimento de doenças crónicas que não podem só ser tratadas em unidades de saúde, exigem cuidados preventivos e assistência domiciliária. A pandemia da Covid19 veio acelerar a crescente necessidade de atendimento domiciliário e, consequentemente, de desenvolvimento rápido e personalizado de novos serviços.
O projeto iCare4NextG pretende desenvolver um framework de serviços para melhorar o bem-estar e a prestação de cuidados em casa, alinhados com os conceitos de previsão, prevenção, personalização e participação. Trata-se de um projeto que envolve diferentes parceiros com know-how distintos que em conjunto conseguem criar um projeto único e inovador na área da saúde.
A aprovação da candidatura do iCare4NextG por parte do COMPETE 2020 foi fundamental para possibilitar a colaboração entre a Glintt, empresa tecnológica líder no mercado da saúde, o Instituto Politécnico de Porto (IPP) e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), parceiros altamente motivados para criar novos serviços e soluções na saúde, combinando, diferentes tecnologias como a plataforma da Glintt, dispositivos IoT do IPP e o Health Chatbot do ISEP.
A solução concretiza-se em dois casos de uso de monitorização à distância: o COVID19: care@home e o Alzheimer@Home. Podem saber mais sobre os casos de uso no vídeo que partilhámos.
O projeto iCare4NextG: Integrated Care for Next Generation é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito de Projetos de I&D Industrial à Escala Europeia, envolvendo um investimento elegível de cerca de 560 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 372 mil euros.
Comissão Europeia apresenta plano ambicioso para acelerar a transição para veículos elétricos. Este plano visa reduzir emissões de carbono e promover a sustentabilidade no setor dos transportes.
Exoesqueleto da Pafil, cofinanciado pelo COMPETE 2020, veio para melhorar as condições de trabalho das costureiras e vence na categoria Smart dos iTechStyle Awards.