A NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências é um projeto online, pioneiro a nível nacional, de suporte ao ensino e formação, dirigido a grandes audiências, cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SATDAP).
MOOCs são cursos online destinados à participação ilimitada e acesso aberto via a Internet. Além dos materiais tradicionais de cursos, como palestras filmadas, leituras e conjuntos de problemas, muitos MOOCs oferecem cursos interativos com fóruns de utilizadores ou discussões nas redes sociais para apoiar as interações entre alunos, professores e formadores, bem como feedback para testes rápidos e tarefas.
Os MOOCs são um desenvolvimento da educação a distância, introduzido pela primeira vez em 2008, que surgiu como um modo popular de aprendizagem em 2012.
Nos Estados Unidos a maioria dos MOOCs são feitos por universidades. Alguns dos primeiros e mais ativos criadores de MOOCs são Stanford, MIT e Harvard. Alguns MOOCs são feitos por empresas, como a Microsoft ou Google, ou por várias organizações, como a Linux Foundation. Embora muitas MOOCs são criadas por universidades, as universidades raramente distribuem os próprios MOOCs. Em vez disso, eles contam com entidades dedicadas à distribuição de formação.
Em Portugal a NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências é um projeto online, pioneiro a nível nacional, de suporte ao ensino e formação, dirigido a grandes audiências, cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SATDAP).
A plataforma NAU é um serviço desenvolvido e gerido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que permite a criação de cursos em formato MOOC, ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos, produzidos por entidades reconhecidas e relevantes na sociedade portuguesa, que contam com a participação de milhares de pessoas.
Esta plataforma faz parte das ações transversais da iniciativa Portugal INCoDe.2030 ao promover o desenvolvimento digital, a inclusão e a literacia digitais, educação e qualificação da população ativa. O INCoDe.2030 encontra na NAU uma ferramenta que contribui para maior acesso ao saber e para o desenvolvimento de aptidões, tornando a população mais qualificada.
A operação Export.i9, cofinanciada pelo COMPETE 2030, é a nova aposta da InovCluster para aumentar a competitividade das PME no mercado internacional, explica Christelle Domingos, Diretora Executiva da InovCluster.
A conserveira mais antiga do mundo em atividade, continua a crescer e inovar. Manuel Ramirez, presidente do conselho de administração, destaca como o COMPETE 2020 tem sido fundamental neste percurso.
Ana Martins, Diretora Industrial do Grupo Celeste, revela como a marca aposta na inovação e sustentabilidade para conquistar mercados e responder às exigências dos consumidores.