Cientistas europeus recebem 571 milhões de euros para enfrentar desafios científicos complexos
O Programa ERC Synergy, integrado no Horizonte Europa, vai financiar 57 grupos de investigação.
O Presidente da Comissão Diretiva, apresentou o COMPETE 2030 e projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 na área da saúde, na mesa-redonda “Portugal 2030, um novo horizonte e uma nova esperança”.
O Presidente da Comissão Diretiva, Nuno Mangas, foi orador no evento comemorativo dos 10 anos do Centro de Investigação da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, para apresentar o COMPETE 2030 e projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 na área da saúde, na mesa-redonda “Portugal 2030, um novo horizonte e uma nova esperança”.
O congresso teve lugar no auditório da Escola Superior de Saúde de Leiria, e contou com um programa multidisciplinar que reuniu especialistas das mais diversas áreas, profissionais de saúde e investigadores, oriundos de mais de duas dezenas de instituições, para discutirem os últimos avanços científicos e as melhores práticas na área da saúde. Temas como a inteligência artificial na medicina, a saúde digital, a sustentabilidade na saúde e o papel da investigação e a robótica, foram alguns dos eixos em destaque.
Fundado em 2014, o Centro de Investigação de Leiria tem sido um motor de investigação e sustentabilidade em saúde naquela região, estando envolvido em diversos projetos que promovem o fomento do conhecimento científico e tecnológico.
O COMPETE tem contribuído para o desenvolvimento de uma economia baseada na inovação, apoiando projetos nacionais, na área da ciência, que visam melhorar os cuidados de saúde no nosso país, nomeadamente em Leiria.
A título de exemplo, destacamos o Bio4Cartilage, um projeto de investigação conjunto do Centro Hospitalar de Leiria e do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) para a prevenção e tratamento de lesões da cartilagem e degeneração articular. Consistiu num programa de intervenção integrado para a prevenção e tratamento de lesões da cartilagem e uma abordagem multidisciplinar ao problema da degeneração articular. Integrou, ainda, um programa de exercício físico para a redução da dor e aumento da independência funcional dos doentes, e a otimização da engenharia de biomateriais e bioprocessos para próteses articulares mais adequadas.
Igualmente merecedor de reconhecimento é o Help2care, um projeto mobilizador estratégico, liderado pelo IPL, que desenvolveu o trabalho em rede e recorreu às sinergias entre os parceiros da região, envolvendo estudantes, docentes e stakeholders para criar um modelo de capacitação dos cuidadores e da pessoa dependente para o autocuidado.
Este modelo incluiu a produção de um manual para apoiar o cuidador (em suporte de papel, áudio e formato digital) com texto e imagens acessíveis, plataformas digitais (website e app) e um manual (guião) com o modelo de capacitação dos cuidadores/ pessoa dependente.
O COMPETE 2030 dá os parabéns a todos os membros da equipa e parceiros do Centro de Investigação da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, por uma década dedicada à ciência que se traduziu em projetos inovadores e estratégicos, que ajudam a melhorar os cuidados aos doentes e a impulsionar a inovação no setor da saúde em Portugal.
O Programa ERC Synergy, integrado no Horizonte Europa, vai financiar 57 grupos de investigação.
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.