Saltar para o conteúdo principal da página

ExporTECH acelera a internacionalização e transformação digital das PME da região de Aveiro

Conheça o ExporTECH, um projeto que impulsiona a internacionalização e a digitalização das pequenas e médias empresas da região de Aveiro.

2 de Dezembro 2024 | Notícias

A AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro está a desenvolver o projeto ExporTECH, uma iniciativa cofinanciada pelo COMPETE 2030 que visa apoiar as PME da região na sua internacionalização e transformação digital. De acordo com Elisabete Rita, Diretora Geral e Vice-Presidente Executiva da AIDA CCI, este projeto é “fundamental no apoio às PME da região de Aveiro, promovendo a sua internacionalização e transformação digital, independentemente do nível de maturidade em que se encontram.”

O ExporTECH destaca-se por cofinanciar ações estratégicas que muitas vezes são adiadas pelas empresas devido a limitações financeiras. “Este projeto destaca-se pelo cofinanciamento de ações estratégicas, como missões empresariais, criação de lojas online e inscrição em marketplaces, funcionando como uma alavanca essencial para que as empresas ampliem as suas exportações e implementem estratégias a curto e médio prazo”, explica Elisabete Rita.

O projeto engloba várias iniciativas destinadas a consolidar a presença das PME em mercados maduros e a explorar novos mercados. Entre estas ações, incluem-se a participação coletiva em feiras internacionais, a realização de missões empresariais e inversas, workshops e o recurso a canais digitais para facilitar a integração das empresas em cadeias de valor internacionais. “O projeto inclui diversas tipologias de ações, desde a participação coletiva em feiras em mercados maduros, com vista à consolidação das PME da região de Aveiro, até ao conhecimento e prospeção de novos mercados”, sublinha a Diretora Geral.

Nos anos de 2023 e 2024, o ExporTECH envolveu a participação de quarenta PME em feiras internacionais de grande relevância, como a Global Industrie MIDEST em Lyon e Paris, a Subcontratación em Bilbao, a MINDTECH em Vigo e a METALMADRID. Paralelamente, foram realizadas três missões empresariais, abrangendo dez PME dos setores da eletrónica, semicondutores e metalomecânica, que marcaram presença em feiras especializadas como a MICRONORA, em França, a SEMICON EUROPA, na Alemanha, e a MIDEST Paris. Estas iniciativas permitiram às empresas atualizarem-se sobre as tendências emergentes do mercado e reforçarem a sua rede de contactos internacionais.

Atualmente, estão abertas inscrições para PME interessadas em criar lojas online ou em registar-se em marketplaces, iniciativas que promovem a transformação digital e facilitam o acesso das empresas a mercados internacionais. Em 2025, as PME terão ainda a oportunidade de participar em feiras como a Global Industrie MIDEST Lyon, a Feira SubContratacion em Bilbao e a Feira MindTech em Vigo.

O impacto deste tipo de projetos, que conta com o apoio do COMPETE 2030, é evidente na capacitação e qualificação das PME da região de Aveiro. Elisabete Rita destaca que “graças a projetos desta natureza, apoiados pelo COMPETE 2030, entidades como a AIDA CCI têm conseguido intensificar o suporte à orientação exportadora das PME. Este esforço reflete-se na capacitação e qualificação empresarial, no incentivo ao uso de fatores imateriais de competitividade, e na promoção de estratégias de negócio mais sofisticadas e orientadas para a internacionalização.”

O ExporTECH é mais do que uma oportunidade de crescimento para as PME; é uma resposta aos desafios da globalização e da transformação digital. “Com o ExporTECH, criamos condições para que as PME da região de Aveiro reforcem a sua competitividade global. Este projeto não só facilita o acesso a novos mercados como promove estratégias inovadoras de negócio, essenciais para uma internacionalização bem-sucedida”, conclui Elisabete Rita.

O ExporTECH é, assim, um exemplo claro de como iniciativas estruturadas podem transformar o tecido empresarial da região de Aveiro, capacitando as PME para competirem num mercado global cada vez mais exigente e dinâmico.

Apoio do COMPETE 2030

O projeto conta com um investimento elegível de 1.009.836 euros, dos quais 556.251 euros são incentivos do FEDER através do COMPETE 2030.

Artigos relacionados

A carregar...