Saltar para o conteúdo principal da página

BioTrace4Leather reforça a sustentabilidade e inovação na indústria do couro

A Curtumes Aveneda está a inovar na indústria do couro com uma abordagem sustentável e tecnológica que promete marcar o futuro do setor.

24 de Abril 2025 | Notícias

A Curtumes Aveneda, empresa portuguesa fundada em 1998 e especializada na curtimenta de peles sem pêlo, está a redefinir os padrões da indústria do couro através do projeto BioTrace4Leather, promovido em parceria com os centros tecnológicos CeNTI e CTIC, e cofinanciado pelo COMPETE 2020.

Com um percurso assente na inovação e na responsabilidade ambiental, a Curtumes Aveneda procurou neste projeto responder a desafios estruturais do setor, como os defeitos naturais das peles e a necessidade de rastreabilidade, sem comprometer a sustentabilidade.

“Na Curtumes Aveneda, acreditamos que o futuro da indústria do couro passa pela inovação e pela sustentabilidade”, afirma António Novo, responsável da iniciativa, sublinhando o espírito que esteve na sua origem.

O BioTrace4Leather assume-se como um exemplo claro da aplicação dos princípios da economia circular. Através da valorização de resíduos industriais, nomeadamente da agroindústria e do próprio setor dos curtumes, a Curtumes Aveneda apostou na transformação de subprodutos como o pêlo e as aparas de couro em compostos de elevado valor, como gelatina, queratina e colagénio. Estes compostos foram depois reintegrados no processo produtivo como agentes de enchimento e substratos funcionais, contribuindo para minimizar imperfeições e melhorar o aspeto e a consistência final das peles.

“Com o projeto BioTrace4Leather, desenvolvemos produtos mais sustentáveis, que melhoraram o desempenho dos nossos artigos, nomeadamente na minimização de defeitos e na uniformidade dos tingimentos”, explica António Novo. Além disso, foram também testadas novas soluções tecnológicas para garantir a rastreabilidade da pele, uma exigência crescente num mercado que valoriza cada vez mais a transparência e a origem dos produtos.

Embora algumas tecnologias promissoras para a rastreabilidade ainda apresentem custos de produção elevados, António Novo garante que a empresa continua empenhada em encontrar alternativas viáveis: “Os melhores resultados foram obtidos com uma tecnologia inovadora e bastante promissora, com custos de produção elevados que ainda não permitiram a sua implementação. Continuamos a explorar outras soluções que nos permitam atingir este propósito mantendo o nosso foco na qualidade, sustentabilidade e na satisfação do cliente.”

O projeto beneficiou do apoio financeiro do COMPETE 2020, permitindo à Curtumes Aveneda acelerar os seus esforços de investigação e desenvolvimento. “O apoio do COMPETE 2020 tem sido determinante para alcançarmos estes objetivos. Graças ao seu financiamento e incentivo à I&D, conseguimos acelerar o desenvolvimento de soluções sustentáveis, impulsionar a nossa competitividade e reforçar o nosso compromisso com a transição ecológica da indústria.”

Com o BioTrace4Leather, a Curtumes Aveneda reforça a sua posição na vanguarda da inovação no setor dos curtumes, demonstrando que é possível produzir com responsabilidade, tirar partido dos resíduos e, simultaneamente, responder às exigências técnicas e estéticas do mercado. Como conclui António Novo, “damos mais um passo firme rumo a uma produção circular e responsável, onde o aproveitamento de recursos e a inovação caminham lado a lado.”

Links

Curtumes Aveneda | Website

A carregar...