Coatium lança centro inovador de revestimento PVD em Famalicão
Nova operação cofinanciada pelo COMPETE 2030 promete revolucionar o tratamento de metais em Portugal.
O apoio do COMPETE 2020 ao projeto 360WASTE+, permitiu alcançar um marco significativo na gestão de resíduos.
Hélio Silva, Sócio-Gerente da EVOX Technologies e líder do projeto 360Waste+, conversou connosco sobre a iniciativa e o papel do COMPETE 2020 na concretização dos objetivos estabelecidos.
A procura por soluções inovadoras para os desafios contemporâneos da gestão de resíduos ganha um novo aliado com o avanço tecnológico proporcionado pelo 360Waste+, Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, que decorreu de 01 de junho de 2021 a 30 de junho de 2023.
A EVOX Technologies, empresa dedicada ao desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos, com um foco especial no setor da gestão de resíduos, encontrou no apoio do Portugal 2020 uma oportunidade para alavancar o potencial da sua tecnologia 360Waste.
Um projeto inovador, liderado pela EVOX Technologies em parceria com a VALNOR e o IPCB, que está a revolucionar a gestão de resíduos em Portugal. Através da aplicação de tecnologias avançadas como a otimização de rotas, a visão artificial, a inteligência artificial, as redes sem fio para IoT e Digital Twin, o projeto alcançou resultados impressionantes.
“Uma das conquistas mais significativas do projeto é a otimização das rotas de recolha. Os resultados do piloto demonstrador revelaram que o algoritmo desenvolvido é capaz de reduzir a distância percorrida pela viatura em até 27%, diminuir o tempo de recolha em cerca de 1 hora e aumentar a quantidade recolhida em 35% em comparação com os circuitos estáticos tradicionais.”, partilhou Hélio Silva, Sócio-Gerente da EVOX Technologies e líder do projeto 360Waste.
A utilização de câmaras de vídeo com inteligência artificial para detetar contentores, em vez da tecnologia RFID, reduziu os custos para menos de 10% do valor da solução anterior, tornando o sistema mais acessível e eliminando “a necessidade de colocação de tags nos contentores e a substituição de antenas RFID”.
A adoção da tecnologia sem fio IoT nos veículos de recolha também agilizou o processo, reduzindo o tempo de instalação em 55%. No entanto, realça o responsável, “é importante ressaltar a necessidade de utilizar canais de rádio com baixo nível de interferência eletromagnética para garantir a eficiência contínua do sistema”.
“Os apoios disponibilizados através do COMPETE permitiram alcançar um marco significativo na gestão de resíduos, combinando inovação tecnológica com eficiência operacional. À medida que avançamos para um futuro mais sustentável, iniciativas como estas são essenciais para enfrentar os desafios ambientais de maneira eficaz e responsável.”
“A EVOX Technologies lidera o caminho, demonstrando como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada na construção de um mundo mais limpo e saudável”, conclui.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (I&DT Empresarial) na vertente de projetos em Co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 382 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 283 mil euros.
Links
EVOX | Website
Valnor | Website
Instituto Politécnico de Castelo Branco | Website
Nova operação cofinanciada pelo COMPETE 2030 promete revolucionar o tratamento de metais em Portugal.
Nelson Ferreira, coordenador de projetos de inovação, partilhou a visão por detrás do projeto Augmanity e o impacto das novas tecnologias nas fábricas.
Em julho de 2024, a Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia lançou um relatório que destaca a visão emergente da Indústria 5.0.