Graças ao lançamento da marca PORTUGAL CERAMICS foi possível elevar as exportações do setor em mais de 30%.
A APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria, concluiu em junho de 2023 um projeto ambicioso, cofinanciado pelo COMPETE 2020, com o objetivo de criar uma marca que fortalecesse a presença e competitividade da cerâmica portuguesa no cenário global.
No âmbito deste projeto, foi lançada a marca PORTUGAL CERAMICS, sob o lema “The Art of Possibility”. Esta iniciativa visa comunicar uma imagem autêntica e diferenciadora do setor, melhorando significativamente a sua presença nos mercados internacionais. A marca foi oficialmente apresentada a 22 de setembro de 2022, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
As estratégias de comunicação incluíram o desenvolvimento de um website, catálogos, um vídeo promocional, assessoria de comunicação e uma campanha publicitária internacional. A marca foi ativada através da participação em eventos de destaque nos mercados alvo: França, Itália, Alemanha e Estados Unidos, além de missões inversas que trouxeram jornalistas estrangeiros para conhecerem as empresas nacionais.
Os resultados são impressionantes: foram alcançados 16 mercados internacionais, com 914 notícias publicadas na imprensa internacional. As exportações dos produtos cerâmicos abrangidos pelo projeto atingiram os 666 milhões de euros em 2023, representando um aumento superior a 30% comparado a 2020.
Com a criação da marca PORTUGAL CERAMICS, a APICER conseguiu não só reforçar a notoriedade e competitividade da cerâmica portuguesa, como também impulsionar significativamente as exportações do setor.
O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, com um investimento elegível de cerca de 931 mil euros, resultando num incentivo FEDER de 791 mil euros.
Conheça o RM4HEALTH, uma operação inovadora que está a transformar a monitorização remota na saúde e no desporto, desenvolvendo soluções tecnológicas que promovam uma vida ativa que por sua vez melhoram a qualidade de vida.
Descubra como a operação TherapEase está a transformar a reabilitação física, tornando-a mais acessível e eficaz através de soluções tecnológicas inovadoras e personalizadas.
O LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, uma iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, celebrou recentemente oito anos de trabalho dedicado à transformação da administração pública em Portugal.