Tecnologia para reduzir desperdícios e reforçar a segurança alimentar
A Seedsight está a criar uma solução inovadora para analisar qualidade dos cereais em tempo real.
Carla Leal, Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2030 e Miguel Marques, Coordenador da Unidade de Inovação Empresarial estiveram presentes.

Realizou-se ontem, dia 29 de janeiro, em Alcanena a sessão de encerramento do projeto InLeathers: Innovative Leathers for a Creative and Sustainable World, promovido pela APIC – Associação Portuguesa de Industriais de Curtumes, projeto cofinanciado pelo COMPETE 2030, que contou com a presença da Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2030, Carla Leal.
O projeto IN-LEATHERS , promoveu a internacionalização e as exportações das empresas portuguesas da Indústria de Curtumes e do Clusters do Couro . O Projeto mobilizou 22 empresas tendo estas participado em 15 feiras para além de várias ações de promoção e prospeção internacionais.
Esta sessão de encerramento envolveu visitas ao CTIC, Centro Tecnológico das Indústrias do Couro, à Fábrica de Curtumes Ibéria, bem como ao Sistema de Tratamento de Alcanena. Com estas visitas procurou-se demonstrar não só como é feita a investigação e a produção de couro, como a reciclagem e reutilização dos produtos e subprodutos do processo.
A sessão de encerramento que decorreu no Museu Municipal de Alcanena, contou com a presença da Direção da APIC e do CTIC, do Presidente do Município de Alcanena, com a presença da AICEP e do COMPETE 2030, programa financiador do projeto, bem como representantes de um conjunto de outras entidades que contribuíram para o sucesso do projeto.
Para além da apresentação dos resultados e das lições retiradas da implementação do projeto, a sessão de encerramento foi palco de dois painéis sobre essas lições e a sua aplicação futura.
A Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2030, Carla Leal, na sua intervenção destacou o papel do Compete2030 no apoio a esta tipologia de projetos , apresentado não só o aviso relativo a operações em conjunto para a Internacionalização das PME, para o qual decorre neste momento a segunda fase (com um orçamento de 50 milhões de euros) , bem como os novos Avisos STEP, que pretendem promover uma nova dinâmica de industrialização, investigação e desenvolvimento na Europa.
A sessão foi encerrada pelo Presidente da Câmara de Alcanena, Rui Anastácio .
Nota : O projeto foi apresentado ao Aviso 04/SI/2022 – Projetos Conjuntos de internacionalização, com um valor elegível aprovado de 2.680.928,94 euros e um incentivo aprovado de 1.405.111,95 euros, tendo terminado no passado dia 31 de dezembro de 2025.
30 de Janeiro 2026