Cofinanciada pelo COMPETE 2020, a empresa desenvolveu espumas flexíveis de poliuretano (PUF) inovadoras, melhorando a qualidade do ar interior dos automóveis e antecipando-se às exigências dos fabricantes.
A Flexipol, em parceria com a TMG Automotive e a Universidade de Aveiro, realizou o projeto EcoFoam, cujo principal objetivo é produzir espumas flexíveis de poliuretano (PUF) para a indústria automóvel, com características inovadoras que melhoram a qualidade do ar interior dos veículos.
«A crescente globalização da indústria automóvel, bastante acentuada nos últimos anos, resultou em novos desafios para os construtores de automóveis (OEM – Original Equipment Manufacturer), nomeadamente na necessidade de adaptar os diferentes modelos de automóveis aos diferentes tipos de clientes e respetivos hábitos e culturas», afirma Gustavo Marques, R&D&i Manager na Flexipol.
A preocupação com a qualidade do ar interior e a saúde dos ocupantes levou a Flexipol a investir em soluções que reduzem o odor e as emissões de compostos orgânicos voláteis (COV) das espumas de poliuretano, tanto na fase inicial do automóvel como nos primeiros meses de uso. «Associada à globalização existe uma maior consciencialização ambiental e do impacto dos materiais na qualidade do ar do interior do habitáculo e consequentemente na saúde dos seus ocupantes», destaca o responsável do projeto.
O projeto EcoFoam, que contou com o apoio do COMPETE 2020, colocou a Flexipol numa posição de vanguarda na apresentação de soluções diferenciadas para o setor automóvel. «O cumprimento dos objetivos ao nível da melhoria do odor do projeto EcoFoam permitiu à Flexipol estar numa posição de primeira linha na apresentação de soluções diferenciadas ao nível das espumas flexíveis de poliuretano para o sector automóvel», afirma o gestor.
Com este projeto, a Flexipol antecipou futuros requisitos de vários fabricantes, incluindo Stellantis, Tesla, Volvo, Mercedes, BMW, VW e RSA. O desenvolvimento de PUFs em bloco para o setor automóvel inclui aplicações em capas para assentos, tetos, painéis de porta, apoios de braço e de cabeça. «O EcoFoam permitiu antecipar futuros requisitos das diferentes OEMs, nomeadamente da Stellantis, Tesla, Volvo, Mercedes, BMW, VW e RSA, já que existe uma tendência clara para produtos com menor odor e com mais garantias ao nível da sua estabilidade durante o tempo de vida do automóvel», acrescenta Gustavo Marques.
O sucesso deste projeto foi possível graças a uma parceria integrada entre os vários elementos da cadeia de fornecimento, como a TMG e a Stellantis, e ao know-how e suporte técnico do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, Universidade de Aveiro. «Desta forma, foi também possível testar e validar as interações entre as PUF e a pele sintética desenvolvida pela TMG de forma a otimizar e obter sinergias no compósito final», sublinha.
Em suma, o projeto EcoFoam permitiu à Flexipol desenvolver espumas inovadoras com melhorias significativas ao nível das emissões, odor, estrutura celular e resistência, posicionando-se como um modelo de inovação na indústria automóvel. «Com recurso ao conhecimento gerado e formulações desenvolvidas ou melhoradas no âmbito do projeto EcoFoam, o objetivo é e será a contínua validação destes produtos nas OEM anteriormente mencionadas sempre com a interface e apoio dos clientes diretos TIERs 1 e 2», conclui Gustavo Marques.
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