Hilton Porto Gaia Hotel: Uma Joia Hoteleira no Coração de Vila Nova de Gaia
David Santos, Managing Director da ECS, partilha o seu testemunho acerca do projeto Hilton Porto Gaia, que se destacou de forma incontestável no panorama turístico de Vila Nova de Gaia, deixando uma marca indelével.
David Santos, Managing Director da ECS, partilha o seu testemunho acerca do projeto Hilton Porto Gaia, que se destacou de forma incontestável no panorama turístico de Vila Nova de Gaia, deixando uma marca indelével.
“A ECS, através dos seus fundos, tem procurado contribuir para o desenvolvimento de produtos inovadores e distintivos no sector da hotelaria em Portugal, quer pela articulação com marcas e operadores internacionais, quer pela promoção de projetos distintivos e sustentáveis. O Hilton Porto Gaia é um excelente exemplo deste compromisso em identificar e concretizar projetos com potencial e com uma influência positiva para o contexto onde estes se inserem.
O apoio do programa COMPETE 2020 foi muito importante para a tomada de decisão de avançar com um projeto desta escala, e para gerar mais confiança junto dos diversos parceiros, incluindo banca, fornecedores e a própria marca hoteleira. Tornou-se ainda mais importante -se pelo facto de uma grande parte da construção ter-se desenrolado durante o período de pandemia Covid-19; poder contar com o apoio do programa COMPETE 2020 neste período de grande incerteza para o sector hoteleiro permitiu ao promotor olhar para o futuro com mais tranquilidade”.
Em setembro de 2021, Vila Nova de Gaia recebeu um presente para o turismo que transformou o seu cenário: o Hilton Porto Gaia. Este hotel luxuoso, situado junto ao Cais de Gaia e rodeado de algumas das caves mais icónicas da cidade, está localizado no número 124 da Rua de Serpa Pinto e ocupa uma área útil de cerca de 32 mil metros quadrados, divididos por oito pisos.
Este projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, emergiu com um posicionamento único no contexto nacional e internacional: associar a marca Hilton, um dos maiores players hoteleiros mundiais, à icónica cultura do Vinho do Porto, capitalizando a rica história e potencial de negócio no centro histórico da cidade de Vila Nova de Gaia.
O investimento focalizou-se na criação de um hotel de 5* de qualidade superior, destacando-se nas áreas de corporate, eventos, bem-estar, cultural, gastronomia e vinhos.
A entidade promotora, consciente do potencial do mercado corporativo na região, tem como objetivo tornar-se a escolha preferida deste segmento, pelo que o investimento incluiu diversas salas de multiusos com capacidades e configurações variadas e capacidade total de 1.380 lugares sentados, uma área de apoio a banquetes, concebida para oferecer experiências gastronómicas a grupos, e um anfiteatro com 356 lugares, totalmente equipado para espetáculos ou eventos corporativos.
A associação com a marca Hilton trouxe ainda algumas inovações ao nível do serviço, tais como a criação de um lounge executivo, proporcionando serviços fora de horas, refeições extra, áreas de descanso e acesso a Wi-Fi, bem como o website e o Hilton Honors App, uma mais-valia apreciada pelos clientes de negócios e segmentos com maior poder de compra.
O Hilton Porto Gaia destaca-se ainda na área de bem-estar, ao oferecer um espaço multifacetado dedicado ao relaxamento e à saúde, incluindo ginásio, piscina interior climatizada, sauna, banho turco, e o Hilton Wellness & Spa, com 4 salas de tratamento e área de repouso.
Inserido nos antigos armazéns de Vinho do Porto da Delaforce/Gran Cruz, o hotel abraçou a herança vinícola da região, tanto na sua decoração, com materiais e peças alusivas, como na sua oferta gastronómica. O restaurante “All Day Dining” oferece pratos com os sabores tradicionais da região, enquanto o bar panorâmico “Magma”, com uma vista privilegiada para o rio Douro e para a cidade histórica do Porto, oferece uma lista de vinhos e cocktails cuidadosamente selecionados.
Atendendo à tendência de personalização e ao mix diversificado de clientes que procuram o destino Gaia, o Hilton Porto Gaia investiu na criação de quartos com tipologias e áreas diversas, para atender a todos os segmentos de mercado.
Para operar o hotel, uma equipa de alto nível foi contratada, e uma comunicação efetiva aliada a um programa de experiências culturais, de bem-estar e gastronómicas foi estabelecida. Este investimento não apenas contorna a sazonalidade do mercado, mas também fideliza clientes, deixando um impacto regional duradouro.
De realçar ainda que em 2021, na cerimónia oficial da 14.ª edição do Prémios CONSTRUIR, o Hilton Porto Gaia foi eleito o “Melhor Empreendimento Turístico” do ano, reconhecendo o trabalho realizado por parceiros de grande prestígio e confiança ao nível da arquitetura, construção e design de interiores, absolutamente indispensáveis para a execução de uma obra desta dimensão e importância.
O Hilton Porto Gaia, venceu ainda um prestigiado prémio internacional na edição dos “World Travel Awards 2022” na categoria de “Portugal’s Leading City Hotel 2022”, reconhecendo o trabalho de toda a equipa do hotel, na sua dedicação e cuidado junto de todos os que visitam esta unidade hoteleira.
O Hilton Porto Gaia é mais do que uma simples opção de estadia; é uma experiência imersiva que combina luxo, história e hospitalidade. Este projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 não só alcançou os seus objetivos como também deixou uma marca indelével no cenário turístico de Vila Nova de Gaia, promovendo a região como um destino de excelência a nível internacional. O Hilton Porto Gaia é um testemunho do potencial transformador dos investimentos estratégicos no turismo.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto Hilton Porto Gaia foi promovido pela Sabersal Promoção Turística e Imobiliária, S.A (Grupo ECS) e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 22,8 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 3,4 milhões de euros.
Samuel Costa Delgado, CEO, explica como a empresa reforça a competitividade através de inovação, digitalização e Inteligência Artificial no setor das rochas ornamentais.
Descubra como o projeto GREEDi está a revolucionar a gestão e segurança de grandes edifícios através de soluções inovadoras de Cloud Privada e cibersegurança.
Nelson Ferreira, coordenador de projetos de inovação, partilhou a visão por detrás do projeto Augmanity e o impacto das novas tecnologias nas fábricas.