A Inteligência Artificial (IA) está a transformar o mundo do trabalho num ritmo acelerado, apresentando oportunidades e desafios sem precedentes.
Para uma visão crítica e construtiva do verdadeiro impacto da IA nas organizações, devemos equacionar as oportunidades e desafios, integrados na realidade das organizações.
Pedimos ao Professor Luís Barreto Xavier, especialista em Direito da Inteligência Artificial e Presidente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados, para identificar uma oportunidade e um desafio para cada um dos cinco impactos que destacamos. Apresentamos um panorama abrangente e equilibrado da revolução da IA, destacando tanto o potencial para o crescimento e inovação, quanto os desafios às empresas e à sociedade, para uma reflexão conjunta que promova um futuro que beneficie todos.
1. Automação inteligente de processos
A IA está a automatizar tarefas repetitivas e a libertar os colaboradores para que se concentrem nas atividades de maior valor acrescentado, tais como a criatividade, a resolução de problemas e a tomada de decisões estratégicas.
Oportunidade: organizações mais eficientes e produtivas; colaboradores mais motivados e realizados.
Desafio: redução de postos de trabalho, especialmente para trabalhadores menos qualificados e mais difíceis de reconverter ou requalificar.
2. Análise preditiva e tomada de decisões baseada em dados
A IA permite a análise de grandes quantidades de dados em tempo real, identificando padrões e tendências, e gerando informação analítica valiosa para a tomada de decisões mais informadas e eficazes.
Oportunidade: melhor capacidade para uma visão a 360 graus da realidade, maior possibilidade de fundamentação e comunicação das opções, em especial, em cenários de incerteza.
Desafio: torna-se necessário reduzir ou eliminar o risco de discriminação, uma vez que a realidade é desigual, e isso reflete-se nos dados com que os sistemas são alimentados.
3. Experiências personalizadas para clientes e colaboradores
A IA permite às empresas proporcionarem experiências mais personalizadas e relevantes para os seus clientes e colaboradores. Através da análise do seu comportamento e o registo das suas preferências, as empresas poderão adaptar a oferta de produtos, serviços e conteúdos.
Oportunidade: a criação de perfis pelas empresas, que permitam adequar a oferta e também o correspondente marketing é uma das principais fontes de criação de valor pela IA.
Desafio: é importante adotar políticas exigentes de compliance relativamente às regras de proteção de dados pessoais e permitir uma efetiva liberdade de opção pelos consumidores sobre este tipo de personalização.
4. Investigação e Desenvolvimento de novos produtos e serviços
A IA está a impulsionar a criação de novos produtos e serviços inovadores, como os assistentes virtuais, chatbots, sistemas de alerta e de recomendação ou mesmo soluções de realidade aumentada e virtual.
Oportunidade: melhorar substancialmente a qualidade e fiabilidade de produtos e serviços já existentes (como todos os acima referidos), e permitir o surgimento de novos modelos de negócio e de produtos e serviços ainda não existentes.
Desafio: um dos desafios mais importantes está na resiliência relativamente a ciberataques ou a falhas informáticas.
5. Maior eficiência operacional e a redução de custos
A IA permite a otimização da gestão de stocks, inovação na logística, uma manutenção preditiva e outros processos operacionais, permitindo às empresas reduzir custos e aumentar a produtividade para melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços.
Oportunidade: conseguir uma boa gestão do processo de procurement e de governança dos sistemas de IA, de modo a maximizar o ROI
Desafio: é importante perceber o que a IA faz bem e o que não faz ou não faz suficientemente bem ainda.
Participe neste evento dedicado à Propriedade Industrial. Uma iniciativa conjunta do COMPETE 2030, da Agência Nacional de Inovação (ANI) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Um novo estudo destaca o impacto da Inteligência Artificial na economia europeia, analisando as suas oportunidades, desafios e as implicações políticas necessárias para maximizar os benefícios e mitigar os riscos.