Inovação tecnológica revoluciona a automação de processos de negócio
A operação eProcess está a redefinir a gestão de processos de negócio. Fernando Faria, da Link, sublinha que esta solução transformará a colaboração e a eficiência nas empresas.
A Inteligência Artificial está a transformar o mundo do trabalho num ritmo acelerado, apresentando oportunidades e desafios sem precedentes.
A Inteligência Artificial (IA) está a transformar o mundo do trabalho num ritmo acelerado, apresentando oportunidades e desafios sem precedentes.
Para uma visão crítica e construtiva do verdadeiro impacto da IA nas organizações, devemos equacionar as oportunidades e desafios, integrados na realidade das organizações.
Pedimos ao Professor Luís Barreto Xavier, especialista em Direito da Inteligência Artificial e Presidente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados, para identificar uma oportunidade e um desafio para cada um dos cinco impactos que destacamos. Apresentamos um panorama abrangente e equilibrado da revolução da IA, destacando tanto o potencial para o crescimento e inovação, quanto os desafios às empresas e à sociedade, para uma reflexão conjunta que promova um futuro que beneficie todos.
1. Automação inteligente de processos
A IA está a automatizar tarefas repetitivas e a libertar os colaboradores para que se concentrem nas atividades de maior valor acrescentado, tais como a criatividade, a resolução de problemas e a tomada de decisões estratégicas.
2. Análise preditiva e tomada de decisões baseada em dados
A IA permite a análise de grandes quantidades de dados em tempo real, identificando padrões e tendências, e gerando informação analítica valiosa para a tomada de decisões mais informadas e eficazes.
3. Experiências personalizadas para clientes e colaboradores
A IA permite às empresas proporcionarem experiências mais personalizadas e relevantes para os seus clientes e colaboradores. Através da análise do seu comportamento e o registo das suas preferências, as empresas poderão adaptar a oferta de produtos, serviços e conteúdos.
4. Investigação e Desenvolvimento de novos produtos e serviços
A IA está a impulsionar a criação de novos produtos e serviços inovadores, como os assistentes virtuais, chatbots, sistemas de alerta e de recomendação ou mesmo soluções de realidade aumentada e virtual.
5. Maior eficiência operacional e a redução de custos
A IA permite a otimização da gestão de stocks, inovação na logística, uma manutenção preditiva e outros processos operacionais, permitindo às empresas reduzir custos e aumentar a produtividade para melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços.
A operação eProcess está a redefinir a gestão de processos de negócio. Fernando Faria, da Link, sublinha que esta solução transformará a colaboração e a eficiência nas empresas.
As exportações superaram os 3 mil milhões de euros. Este crescimento reflete o impacto de soluções inovadoras e o reconhecimento internacional de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos nacionais.
Portugal apresenta a sua visão estratégica para o próximo Programa-Quadro da União Europeia, destacando prioridades para a investigação e inovação no período 2028–2034.