Desafios e oportunidades da sustentabilidade na fileira da casa
Conferência “Sustainability In Product Development”, promovida pela NERLEI, serviu para debater desafios na sustentabilidade do setor da fileira da casa.
O testemunho de António Santos, Administrador da Cottonanswer, e responsável pelo projeto “World expansion through disruptive design products”: “A Cottonanswer tem como atividade principal a confeção de vestuário interior, (CAE principal 14140) e detém ainda como atividades secundárias o branqueamento e tingimento, e confeção de outro vestuário exterior em série. Constituiu-se com uma sociedade anónima […]
O testemunho de António Santos, Administrador da Cottonanswer, e responsável pelo projeto “World expansion through disruptive design products”:
“A Cottonanswer tem como atividade principal a confeção de vestuário interior, (CAE principal 14140) e detém ainda como atividades secundárias o branqueamento e tingimento, e confeção de outro vestuário exterior em série. Constituiu-se com uma sociedade anónima em 26.02.2013, com capital de 200.000€.
Como estratégia de implantação, opta por incorporar uma antiga empresa têxtil (Texmin-Têxteis do Minho, SA), adquirindo as instalações e equipamentos e, sobretudo, convertendo os recursos humanos em seus ativos. Em 2014 contava já com 148 postos de trabalho.
É uma empresa têxtil verticalizada, ou seja, agrega dentro de portas grande parte do processo produtivo, desde tinturaria e acabamento; o design/corte e confeção; o embalamento e a expedição. Esta verticalização permite: um maior controlo do próprio processo produtivo; um maior controlo de qualidade e cumprimento de prazos no cliente; uma maior/melhor orientação para acrescer valor ao produto.Desde o início da sua atividade é uma empresa de referência da região e fortemente exportadora, fruto de uma estratégia de investimento e inovação, ao longo de todo o processo produtivo.
Os bons desempenhos económicos e a solidez financeira, têm-lhe valido ao longo dos anos distinções PME Líder e Excelência.
Tendo partido em 2014 com menos de 12 milhões em Vendas, fechou o exercício de 2023 com um Volume de Negócios superior a 23 milhões de euros.
Este crescimento tem sido suportado, em termos organizacionais e tecnológicos, por investimentos continuados de forma a manter a atualidade e responder com os mais elevados padrões de qualidade, eficiência e sustentabilidade. Estes investimentos também têm sido sustentados por linhas de apoio, designadamente o PT2020 e PRR.
Relativamente ao PT2020, foi especialmente relevante o Projeto de Inovação Produtiva “COTTONANSWER – World expansion through disruptive design products”, cofinanciado pelo COMPETE 2020. Permitiu progredir ao nível da Inovação de produtos e processos, reforçando a sua capacidade de diferenciação assente em elevados parâmetros de qualidade, e, portanto, capacidade de resposta às necessidades dos clientes mais exigentes. Foi encerrado com uma taxa de realização de 100%.
Foi um projeto que tocando todas as áreas que constituem a cadeia de valor da empresa, contribuiu decisivamente para o alavancar do Volume de Vendas.
Na realidade, as intervenções do projeto incluíram a Infraestrutura Física e Áreas Tecnologicamente Relevantes, desde a Conceção de Produto (laboratório e cocriação de amostras), passando pela Tinturaria (jets), Acabamento (ramula), Logística Interna (distribuição de produtos químicos), Sustentabilidade (gestão de água e racionalização energética), Digitalização (corte e confeção), até à Qualificação dos colaboradores (formação).
A Cottonanswer, através dos equipamentos adquiridos neste projeto, reforçou a capacidade do seu parque produtivo e tecnológico, introduzindo na sua atividade a produção de novos e diferenciados produtos. Passou a apresentar novos artigos de vestuário e novos serviços de tinturaria, sob novos substratos e com novos acabamentos, que eram impossíveis até ao momento.
Por outro lado, estes equipamentos permitiram reforçar a flexibilidade de resposta às exigências do mercado internacional.
A parceria com o IAPMEI na concretização deste projeto foi reconhecidamente construtiva. Desde a aprovação, realizada dentro do prazo previsto, bem assim como ao longo da execução. Foram obtidas respostas às questões dirigidas sem causar constrangimentos e atendidas as necessidades de ajustamento ao investimento que naturalmente se impõem num projeto com estas características, sobretudo face aos desafios colocados pelos mercados.
A Cottonanswer, está a preparar o novo ciclo de investimento para dar resposta à nova etapa estratégica de desenvolvimento. Contando de novo com o apoio do IAPMEI, está a preparar uma candidatura ao Inovação Produtiva PT 2030 a apresentar na próxima janela de avisos.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto “COTTONANSWER – World expansion through disruptive design products” foi promovido pela COTTONANSWER, S.A e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 3,9 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,9 milhões de euros.
Conferência “Sustainability In Product Development”, promovida pela NERLEI, serviu para debater desafios na sustentabilidade do setor da fileira da casa.
O Conselho de Ministros aprovou a Estratégia Digital Nacional, estabelecendo a visão de Portugal para o digital até 2030.
A proposta está em consulta até 31 de dezembro. O objetivo é assegurar um nível elevado e uniforme de cibersegurança na União Europeia.