Saltar para o conteúdo principal da página

Dia Mundial da Bicicleta

3 de Junho 2024 | Notícias

O Dia Mundial da Bicicleta é celebrado anualmente a 3 de junho com o objetivo de enfatizar os benefícios deste meio de transporte, saudável e amigo do ambiente, e para chamar a atenção dos direitos dos ciclistas.

A Organização Mundial de Saúde salienta que praticar uma atividade física, como andar de bicicleta, contribui de uma forma significativa para o bem-estar, prevenção de doenças e, também, para a educação física das crianças e jovens.

Em 2018, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução sobre a integração do ciclismo convencional nos sistemas de transportes públicos para o desenvolvimento sustentável. Atender às necessidades das pessoas que caminham e andam de bicicleta continua a ser uma parte crítica da solução de mobilidade para ajudar as cidades a dissociar o crescimento populacional do aumento das emissões e melhorar a qualidade do ar e a segurança nas vias públicas.

O setor português das duas rodas é, atualmente, um dos mais fortes a nível internacional.

Segundo os dados do Eurostat, em 2022, a União Europeia rumou a um futuro mais verde ao produzir mais de 14 milhões de bicicletas, um aumento de 10% face ao ano anterior. De toda a produção, 18% foi fabricada no nosso país, colocando, assim, Portugal, como o maior produtor de bicicletas da Europa!

O COMPETE tem, desde o seu início, apoiado projetos de mobilidade, aliados a uma componente ecológica, nomeadamente no setor das bicicletas, contribuindo para o crescimento económico do país e dinamizando as estratégias das empresas para alcançar maior capacidade de exportação e inovação, alcançando o sucesso nos competitivos e exigentes mercados globais.

Nesta data, evidenciamos 3 projetos, cofinanciados pelo COMPETE 2020, que ajudaram a colocar Portugal na liderança da produção de bicicletas:

Desenvolvido pela ABIMOTA, este projeto teve como objetivo promover a fileira portuguesa das duas rodas além-fronteiras, apoiando os fabricantes nacionais de bicicletas e de componentes a posicionarem-se internacionalmente como um cluster de excelência, alavancado pela qualidade dos seus produtos.

Pretendeu, igualmente, demonstrar a capacidade das empresas nacionais em fornecer os mercados externos, contando para isso com as elevadas capacidades e competências da indústria portuguesa, a excelente evolução do setor nos últimos anos e o crescimento significativo que se prevê num futuro próximo.

Em 2020, o “PORTUGAL BIKE VALUE” conquistou um “EEPA – Prémios Europeus de Promoção Empresarial”, sendo o grande vencedor na categoria 4 “Apoio à internacionalização das empresas”. Os EEPA visam reconhecer e dar visibilidade a projetos e boas práticas de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial e o empreendedorismo.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolveu um investimento elegível de 517 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 286 mil euros.

  • CARBON TEAM

A empresa Triangle’s atua na área do ciclismo e através do projeto CARBON TEAM criou uma unidade industrial dedicada à produção de quadros em alumínio para bicicletas, destinadas à indústria europeia de montagem/produção utilizando tecnologias inovadoras de transformação de alumínio, em particular hidroformado, para as bicicletas elétricas. 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, obteve um investimento elegível de 7,3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,7 milhões de euros. 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolveu um investimento elegível de 517 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 286 mil euros.

  • Implementação de processo de produção de rodas para e-bikes e processo annealing na produção de lava-louças

O maior fabricante europeu de rodas e aros de bicicleta é português. A empresa aveirense, RODI, exporta os seus produtos para mais de 80 países em todo o mundo, com um volume de exportação superior a 90%.

No âmbito deste projeto, foi implementada a produção de rodas para e-bikes, que permitiu à empresa fornecer produtos inovadores para o mercado externo, fabricados com novos processos que diminuem os prazos de entrega e a colocam à frente da concorrência, reduzindo a dependência da Europa face ao mercado asiático.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolveu um investimento elegível de cerca de 6,4 milhões de euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 3,2 milhões de euros.

Última atualização a 3 de Junho 2024

Artigos relacionados

1 de Julho 2024 Notícias

Indústria portuguesa: Inovação e sustentabilidade em Foco

A indústria é fundamental para o crescimento económico de qualquer país, e Portugal não é exceção. Contribuindo com cerca de 20% para o PIB e empregando mais de 600 mil pessoas, a indústria portuguesa continua a ser um pilar essencial da economia. 

A carregar...