Uma revolução na qualidade do ar interior impulsionada pela IA
Conheça a inovação que está a transformar a qualidade do ar interior através da IA.
Celebrado anualmente a 3 de junho, este dia tem como objetivo enfatizar os benefícios deste meio de transporte, saudável e amigo do ambiente, e para chamar a atenção dos direitos dos ciclistas.
O Dia Mundial da Bicicleta é celebrado anualmente a 3 de junho com o objetivo de enfatizar os benefícios deste meio de transporte, saudável e amigo do ambiente, e para chamar a atenção dos direitos dos ciclistas.
A Organização Mundial de Saúde salienta que praticar uma atividade física, como andar de bicicleta, contribui de uma forma significativa para o bem-estar, prevenção de doenças e, também, para a educação física das crianças e jovens.
Em 2018, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução sobre a integração do ciclismo convencional nos sistemas de transportes públicos para o desenvolvimento sustentável. Atender às necessidades das pessoas que caminham e andam de bicicleta continua a ser uma parte crítica da solução de mobilidade para ajudar as cidades a dissociar o crescimento populacional do aumento das emissões e melhorar a qualidade do ar e a segurança nas vias públicas.
O setor português das duas rodas é, atualmente, um dos mais fortes a nível internacional.
Segundo os dados do Eurostat, em 2022, a União Europeia rumou a um futuro mais verde ao produzir mais de 14 milhões de bicicletas, um aumento de 10% face ao ano anterior. De toda a produção, 18% foi fabricada no nosso país, colocando, assim, Portugal, como o maior produtor de bicicletas da Europa!
O COMPETE tem, desde o seu início, apoiado projetos de mobilidade, aliados a uma componente ecológica, nomeadamente no setor das bicicletas, contribuindo para o crescimento económico do país e dinamizando as estratégias das empresas para alcançar maior capacidade de exportação e inovação, alcançando o sucesso nos competitivos e exigentes mercados globais.
Nesta data, evidenciamos 3 projetos, cofinanciados pelo COMPETE 2020, que ajudaram a colocar Portugal na liderança da produção de bicicletas:
Desenvolvido pela ABIMOTA, este projeto teve como objetivo promover a fileira portuguesa das duas rodas além-fronteiras, apoiando os fabricantes nacionais de bicicletas e de componentes a posicionarem-se internacionalmente como um cluster de excelência, alavancado pela qualidade dos seus produtos.
Pretendeu, igualmente, demonstrar a capacidade das empresas nacionais em fornecer os mercados externos, contando para isso com as elevadas capacidades e competências da indústria portuguesa, a excelente evolução do setor nos últimos anos e o crescimento significativo que se prevê num futuro próximo.
Em 2020, o “PORTUGAL BIKE VALUE” conquistou um “EEPA – Prémios Europeus de Promoção Empresarial”, sendo o grande vencedor na categoria 4 “Apoio à internacionalização das empresas”. Os EEPA visam reconhecer e dar visibilidade a projetos e boas práticas de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial e o empreendedorismo.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolveu um investimento elegível de 517 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 286 mil euros.
A empresa Triangle’s atua na área do ciclismo e através do projeto CARBON TEAM criou uma unidade industrial dedicada à produção de quadros em alumínio para bicicletas, destinadas à indústria europeia de montagem/produção utilizando tecnologias inovadoras de transformação de alumínio, em particular hidroformado, para as bicicletas elétricas.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, obteve um investimento elegível de 7,3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,7 milhões de euros.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolveu um investimento elegível de 517 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 286 mil euros.
O maior fabricante europeu de rodas e aros de bicicleta é português. A empresa aveirense, RODI, exporta os seus produtos para mais de 80 países em todo o mundo, com um volume de exportação superior a 90%.
No âmbito deste projeto, foi implementada a produção de rodas para e-bikes, que permitiu à empresa fornecer produtos inovadores para o mercado externo, fabricados com novos processos que diminuem os prazos de entrega e a colocam à frente da concorrência, reduzindo a dependência da Europa face ao mercado asiático.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolveu um investimento elegível de cerca de 6,4 milhões de euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 3,2 milhões de euros.
Conheça a inovação que está a transformar a qualidade do ar interior através da IA.
Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 conquista reconhecimento global no surf.
Presidente do COMPETE 2030 marcou presença no CAMPUS Inov Contacto Empresas. Evento reuniu jovens e empresas para promover estágios internacionais.