Saltar para o conteúdo principal da página

Exportações de cortiça atingem recorde em 2023

As exportações de cortiça em Portugal atingiram 1.232 milhões de euros em 2023, um novo recorde para o setor, com um crescimento de 2% face ao ano anterior, segundo a APCOR.

20 de Setembro 2024 | Notícias

As exportações de cortiça em Portugal atingiram 1.232 milhões de euros em 2023, um novo recorde para o setor, com um crescimento de 2% face ao ano anterior, segundo a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).

Novo Marco para o Setor

As exportações de cortiça em Portugal atingiram 1.232 milhões de euros em 2023. Este valor representa um novo recorde para o setor, com um crescimento de 2% face ao ano anterior, segundo dados da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR). Este crescimento reforça a posição da cortiça como um dos principais produtos de exportação do país.

Crescimento das Rolhas de Cortiça

As rolhas de cortiça, que continuam a ser o principal produto exportado, superaram pela primeira vez os 900 milhões de euros em exportações. Este segmento registou um crescimento de 2,1%. Estes resultados demonstram a resiliência do setor, que exporta mais de 90% da sua produção.

Desempenho Sólido em 2023

João Rui Ferreira, então secretário-geral da APCOR, destacou que “estes resultados confirmam a resiliência das nossas empresas, suportada pela performance dos seus produtos e pela estratégia de valorização de toda a fileira”. Apesar dos desafios da conjuntura internacional, o setor manteve um desempenho sólido. O primeiro trimestre registou um forte crescimento, enquanto os trimestres seguintes apresentaram equilíbrio em relação ao ano anterior.

Balança Comercial e Exportações para os EUA

A balança comercial da cortiça ultrapassou, pelo terceiro ano consecutivo, os 900 milhões de euros. Atingiu um valor de 938 milhões, com uma taxa de cobertura das importações pelas exportações de 4,2 vezes. Além disso, as exportações para os Estados Unidos alcançaram um marco histórico, superando pela primeira vez os 200 milhões de euros.

Credenciais da Cortiça

A APCOR realça as credenciais técnicas e ambientais da cortiça. Este material tem uma preferência clara tanto de profissionais quanto de consumidores. “Apesar da atual conjuntura, encaramos o futuro com otimismo. Para consolidar a liderança mundial, será necessário reforçar os programas de promoção internacional e continuar a desenvolver tecnologicamente o setor”, concluiu João Rui Ferreira.

Para mais informações consulte o website da APCOR.

Artigos relacionados

20 de Setembro 2024

Indústria da cortiça mostra resiliência e inovação

Em entrevista à newsletter do COMPETE 2030, Paulo Américo de Oliveira, Presidente da APCOR, destaca os desafios globais que a indústria da cortiça enfrenta e revela as estratégias de inovação e sustentabilidade que posicionam o setor na liderança mundial.

A carregar...