Braga é a Cidade Europeia Mais Inovadora de 2024
Na 10.ª edição dos Prémios Europeus de Capital da Inovação (iCapital), o prémio entregue na Web Summit, reconhece o papel de Braga na criação de um ecossistema de inovação dinâmico e inclusivo.
TMG Textiles venceu nos iTechStyle Awards na categoria de melhor produto com o projeto ImpacTEX, cofinanciado pelo COMPETE 2020, destacando-se pela inovação em equipamentos de proteção para motociclismo.
Empresa ganhou na categoria de melhor produto com o projeto ImpacTEX, cofinanciado pelo COMPETE 2020, destacando-se pela inovação em equipamentos de proteção para motociclismo.
O ImpacTEX destacou-se ao desenvolver soluções têxteis com capacidade de absorção de energia de diferentes origens e intensidades. Este projeto eliminou a necessidade de acessórios de proteção secundários, garantindo a fluidez dos movimentos do utilizador e sendo leve e confortável.
A crescente procura por soluções tecnológicas efetivas que promovam bem-estar e conforto é especialmente relevante para desportos motorizados, onde o desempenho pode ser afetado por equipamentos de proteção inadequados. O ImpacTEX aborda essa necessidade ao integrar materiais dilatantes, conhecidos pela sua performance na absorção de impacto, em fibras e fios têxteis.
O consórcio multidisciplinar responsável pelo projeto incluiu três entidades empresariais – TMG Têxteis, INOVAFIL e POSSIBLE ANSWER – e duas entidades – CITEVE e CENTI. Este consórcio garantiu as competências necessárias para desenvolver uma gama de materiais avançados e um protótipo vestível para motociclismo que alia proteção, conforto, leveza e ergonomia.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em copromoção, o projeto ImpacTEX envolveu um investimento elegível de um milhão de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 731 mil euros.
Na 10.ª edição dos Prémios Europeus de Capital da Inovação (iCapital), o prémio entregue na Web Summit, reconhece o papel de Braga na criação de um ecossistema de inovação dinâmico e inclusivo.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.
Nova operação cofinanciada pelo COMPETE 2030 promete revolucionar o tratamento de metais em Portugal.