Saltar para o conteúdo principal da página

Operação RoFHA dinamiza a automação robótica na montagem de cablagens elétricas

Conheça a inovadora operação RoFHA, um passo decisivo para a automação na indústria dos veículos elétricos.

17 de Fevereiro 2025 | Notícias

A operação “RoFHA – Montagem Robótica de Arnês Completo”, promovida pela StoneShield – Engineering, Lda. e cofinanciada pelo COMPETE 2030, ambiciona automatizar por completo o enfitamento de cablagens para automóveis elétricos (BEV). Luís de Almeida, responsável pela operação, salienta que este é um passo fundamental para “garantir não apenas uma maior precisão, redução de desperdícios e consequente aumento da produtividade, mas também para permitir a re-industrialização da Europa, tornando-a viável, do ponto de vista económico”.

Para cumprir este objetivo, a StoneShield aposta em soluções de vanguarda: “Esta operação utiliza robótica avançada para otimizar a produção, reduzindo o tempo de montagem e melhorando a qualidade das cablagens, fundamentais para o funcionamento seguro e eficaz dos veículos elétricos.” Segundo Luís de Almeida, “o uso de câmaras de visão com recurso a Inteligência Artificial (AI) para a inspeção das cablagens” permite adaptar a linha de produção à evolução dos BEV, respondendo às exigências de um mercado que se transforma a ritmo acelerado.

O responsável pela operação explica ainda que a tecnologia envolvida implicou desafios de grande envergadura: “Foi sem dúvida a operação mais desafiante até ao momento da StoneShield, não apenas pela duração (2 anos), mas também pelos desafios inerentes aos requisitos técnicos da parte do cliente”. Esta complexidade passou pela implementação de “tecnologias de ponta (como a AI) e pela formação dos recursos humanos necessários à sua correta implementação”, exigindo uma forte capacidade de resiliência de toda a equipa.

Agora, com a operação concluída e a funcionar em ambiente fabril, Luís de Almeida mostra-se confiante: “Estamos confiantes de que conseguiremos revolucionar a produção de cablagens automóveis, com uma solução mais eficiente, segura e alinhada com as exigências da mobilidade elétrica.” O sucesso alcançado mereceu já o reconhecimento do cliente, que descreveu esta inovação como “state of the art”.

O apoio do COMPETE 2030 revelou-se decisivo em todo este processo. “Através do apoio do COMPETE 2030, conseguimos não apenas financiar a implementação desta tecnologia, mas também desenvolver uma solução que visa elevar os padrões de qualidade e segurança, ao minimizar a intervenção humana em tarefas repetitivas e potencialmente perigosas”, realça Luís de Almeida, acrescentando que esta operação “permitirá à nossa empresa aprimorar a competitividade no mercado, alinhando-nos às necessidades e exigências do setor”.

A operação “RoFHA – Montagem Robótica de Arnês Completo” foi promovida pela Stoneshield – Engineering e contou com o apoio do COMPETE 2030 no âmbito do SIID – I&D Empresarial – Individuais – Baixa Densidade, envolvendo um investimento elegível de 573.333 euros, o que resultou num incentivo FEDER de 370.312 euros. Para Luís de Almeida, esta comparticipação representa “o respaldo e a confiança depositada” na capacidade de inovar da Stoneshield, reforçando a visão de um futuro “mais automatizado e sustentável”.

Links

Stoneshield | Website

Artigos relacionados

21 de Outubro 2024

Robótica: Oportunidade de crescimento para as PME

World Robotics Report 2022 mostra um crescimento histórico na instalação de robôs industriais. Para as PME portuguesas, a automação é a chave para aumentar a competitividade e crescer de forma sustentável.

A carregar...