Saltar para o conteúdo principal da página

Soluções de Cloud Privada e Cibersegurança com o Projeto GREEDi

Descubra como o projeto GREEDi está a revolucionar a gestão e segurança de grandes edifícios através de soluções inovadoras de Cloud Privada e cibersegurança.

18 de Novembro 2024 | Notícias

Raúl Oliveira, CEO da IPBRICK SA e responsável pelo projeto GREEDi, afirma que “a IPBRICK quer ser a referência nas soluções de Cloud Privada”, e foi com essa visão que se lançou o GREEDi, projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020. Este projeto focou-se na criação de uma plataforma inteligente e segura, destinada à gestão integrada, eficiente e otimizada de edifícios de grande dimensão.

O desenvolvimento do GREEDi exigiu a implementação de sofisticados mecanismos de segurança e encriptação dos dados que circulam nas redes de energia, infraestruturas de gestão, comunicação e segurança dos edifícios. Esta abordagem inovadora tinha como objetivo criar uma base de dados central para todo o sistema, capaz de suportar métodos avançados de análise de Big Data, como data mining, data fusion e distribuição otimizada. Segundo Raúl Oliveira, o projeto possibilitou a implementação de técnicas “nunca antes utilizadas neste tipo de Sistema de Gestão de Edifícios”, assegurando, ao mesmo tempo, a fluidez das comunicações de forma segura e o processamento de dados com garantias de integridade.

Um dos aspetos cruciais na Gestão da Cibersegurança do GREEDi foi a proteção dos dados transmitidos pelos elementos ativos do sistema, que não poderiam ser comprometidos. “Da mesma forma que a Base de Dados onde estes dados seriam armazenados teria de estar protegida”, explica Raúl Oliveira, para garantir que, mesmo depois de armazenados, os dados estariam em segurança para o processamento posterior.

No GREEDi, o sistema operativo IPBRICK OS foi utilizado para garantir este nível de segurança, integrando serviços de comunicação encriptados com SSL. Para assegurar uma proteção máxima, todas as comunicações são feitas sob SSL, e o acesso aos serviços e à base de dados apenas se efetiva se todos os dispositivos e utilizadores estiverem ligados a uma VPN (rede privada virtual). Como sublinha Raúl Oliveira, “sem que os dispositivos e utilizadores garantam primeiro o acesso a essa VPN, não seria possível comunicar nem aceder a nenhum componente ou aplicação residente no IPBRICK OS”.

A experiência e o conhecimento adquiridos com o projeto GREEDi estão agora a ser aplicados pela IPBRICK em novos ambientes de desenvolvimento de software. Em particular, Raúl Oliveira destaca a relevância desta tecnologia para ambientes de Cloud Privada, onde se incluem aplicações como o GitLab, gestão de projetos e repositórios de imagens de containers. Estes ambientes estão agora “totalmente protegidos de acessos indevidos” e oferecem um nível de segurança ideal para startups, para as quais “mais do que os dados recolhidos, o que importa proteger é a Propriedade Intelectual”.

Com o GREEDi, Raúl Oliveira e a IPBRICK abriram caminho para uma nova era de cibersegurança e cloud privada, consolidando a empresa como referência em soluções que não só protegem infraestruturas e dados mas também promovem a inovação e segurança na gestão de edifícios e no desenvolvimento de software.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto contou com um investimento total elegível de 642.352 euros, dos quais 445.602 euros foram financiados pelo FEDER, através do programa COMPETE 2020.

Links

IPBRICK | Website

Artigos relacionados

9 de Dezembro 2024

LabX Celebra 8 Anos de Inovação no Setor Público

O LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, uma iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, celebrou recentemente oito anos de trabalho dedicado à transformação da administração pública em Portugal.

A carregar...