Estratégia Digital Nacional em consulta pública
A Estratégia Digital Nacional, que será lançada pelo Governo até ao final do ano, está em consulta pública no ConsultaLEX até 5 de dezembro.
Liderado pela MOG Technologies, o projeto CHIC concentrou esforços no desenvolvimento de produtos, serviços e sistemas baseados em plataformas abertas e interoperáveis. O objetivo? Criar um arquivo nacional no setor dos media e entretenimento, promovendo avanços significativos na preservação e acessibilidade do património audiovisual. Leia a entrevista a Alexandre Ulisses, Chief Innovation Officer da MOG Technologies que partilha insights sobre os resultados alcançados.
CHIC: Cooperative Holistic View on Internet and Content
1. Enquadramento
O projeto CHIC, liderado pela MOG Technologies e cofinanciado pelo COMPETE 2020, alcançou avanços notáveis no setor dos media e entretenimento.
Desenvolvendo produtos, serviços e sistemas baseados em plataformas abertas e interoperáveis, este projeto criou um arquivo nacional, impulsionando a preservação e acessibilidade do património audiovisual. Com um investimento superior a 9,5 milhões de euros e a colaboração de 24 instituições, o projeto fortaleceu a fileira empresarial nacional, expandindo a presença em 77 mercados internacionais.
Valorizou-se o fomento da criação de conteúdos nacionais, promovendo a colaboração entre as indústrias criativas e as TICE.
2. Entrevista a Alexandre Ulisses, Chief Innovation Officer da MOG Technologies
2.1. Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?
O sector dos media e entretenimento em Portugal é um setor bastante desafiante no que diz respeito à introdução de inovações tecnológicas que sejam disruptivas para a optimização dos seus processos e criação de mais valor nos seus produtos. Este é um sector que tem vindo a ser reconhecido internacionalmente com diferentes prémios e distinções diretamente relacionados com a criatividade dos produtos finais. No entanto, as empresas de produção de conteúdos nacionais, sejam elas produtoras, jornais, rádios ou televisões são tipicamente organizações com bastantes fragilidades económicas o que dificulta a adopção e incorporação de tecnologias provenientes das empresas da área das tecnologias de informação e comunicação. No âmbito do projeto, foi, portanto, necessário criar as pontes entre as empresas de media, as empresas tecnológicas e os centros de investigação de forma a definir uma agenda de inovação comum com o desenvolvimento de produtos e serviços que ultrapassassem o que era oferecido pelo mercado e que simultaneamente pudessem ser absorvidos facilmente pelas empresas de media de uma forma sustentável.
2.2. Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados?
Os objetivos para o projeto foram atingidos com sucesso. Foi desenvolvida uma cadeia de valor entre os fornecedores de tecnologia e os utilizadores finais da mesma (empresas de media) dando origem a um efeito mobilizador no sector. Apesar do consórcio ser bastante heterogéneo na sua composição tanto a nível geográfico, a nível da dimensão das organizações envolvidas e da natureza das mesmas foi possível desenvolver produtos e serviços que endereçam as necessidades do sector e que incorporam tecnologias tão diversas como a realidade estendida (XR), a inteligência artificial, o processamento de linguagem natural ou o processamento de conteúdos em ambiente cloud. Estes desenvolvimentos permitirão aumentar a competitividade do sector nos mercados internacionais e potenciá-lo como um dos sectores de referência nacionais.
2.3. De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
A título de exemplo, refira-se o contributo que o projeto deu para a digitalização do Plano Nacional de Cinema. Hoje em dia, graças aos desenvolvimentos do projeto CHIC, temos cerca de 600 escolas nacionais a ver filmes de referência em ambiente escolar. Estas escolas já fizeram a projeção de filmes para cerca de 160.000 alunos em mais de 6.000 sessões de cinema. Numa altura em que a desinformação e a iliteracia mediática estão na ordem do dia, o CHIC está a contribuir de uma forma impactante para o aumento da literacia mediática dos jovens portugueses e para o aumento do público de cinema em Portugal. Neste contexto, há filmes que já tiveram mais espectadores nas sessões escolares do que aquando da sua exibição em sala de cinema, o que demonstra que obras significativas do cinema português “renasceram” e estão a ter agora a devida atenção graças ao projeto.
2.4. Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?
O COMPETE 2020 é bastante importante para a MOG pois permite à empresa desenvolver com uma maior sustentabilidade projetos de elevado risco, como são os projetos de Investigação e Desenvolvimento, criando as condições necessárias para um investimento forte em inovação. Esta aposta na inovação tem permitido à empresa aumentar a sua competitividade através da criação de produtos altamente diferenciadores num mercado extremamente competitivo como é o mercado dos conteúdos digitais. Esta estratégia faz com que a empresa tenha vindo a ter ao longo dos anos taxas de exportações bastante elevados, estando presente nos cinco continentes e com produtos instalados nos maiores players internacionais nesta área.
3. Apoio do COMPETE 2020
3.1 Sistema de Incentivos
O projeto “CHIC: Cooperative Holistic view on Internet and Content” conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Programas Mobilizadores, envolvendo um investimento elegível de 9,5 milhões de euros, que resultou num incentivo FEDER de 5,8 milhões de euros.
3.2 Consórcio
O projeto reúne um consórcio composto por 24 promotores, sendo 14 empresas representativas das diferentes vertentes das indústrias ligadas aos conteúdos digitais, 10 entidades do SCTN e 7 parceiros.
Eis a lista de entidades participantes:
> MOG Technologies, S.A.
> Universidade de Aveiro
> Sistrade – Software Consulting, S.A.
> Associação C.C.G. / ZGDV – Centro de Computação Gráfica
> Enigma Virtual, Lda.
> INESC TEC
> Cinemateca Portuguesa – Museu Do Cinema
> Universidade Aberta
> OSTV Lda
> Altice labs, S.A.
> Clustermedia Labs Lda
> Novos mares – radiodifusão Lda
> Instituto Superior de Engenharia do Porto
> Universidade Católica Portuguesa
> Youon consulting, lda
> Universidade de tras os montes e alto douro
> Golfmark – publicidade e marketing lda
> Ideias e conteúdos – produções em comunicação, sociedade unipessoal lda
> Global Notícias – Media Group, S.A.
> Vmuse, Lda
> Universidade do Porto
> Avenida dos Aliados – Sociedade de Comunicação S.A.
> Tipografia Tadinense Lda.
> TICE.PT
4. Links úteis
Última atualização a 27 de Dezembro 2023
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