Estratégia Digital Nacional em consulta pública
A Estratégia Digital Nacional, que será lançada pelo Governo até ao final do ano, está em consulta pública no ConsultaLEX até 5 de dezembro.
SIntese do Projeto
O cLabel+: Alimentos inovadores “clean label” naturais, nutritivos e orientados para o consumidor é um projeto promovido por um consórcio liderado pela SUMOL+COMPAL Marcas, reunindo um total de 20 entidades, entre empresas (8) e entidades não empresariais do sistema de I&I (12).
O projeto tem como principal objetivo responder aos desafios que o consumidor coloca à indústria alimentar e pretende desenvolver processos e produtos que sejam entendidos pelo consumidor como consistentes com produtos com ingredientes naturais, com limitada utilização de um número elevado de aditivos, e que permitam, pelas suas propriedades físicas, químicas e nutricionais, proporcionar a experiência esperada, mantendo a segurança alimentar.
Para que o consumidor percecione e descodifique o “clean label”, serão desenvolvidos processos e produtos que resultarão em menções concretas nos rótulos dos produtos que os clientes e os consumidores reconhecerão como associadas a um produto consistente com o conceito “clean label”.
A Entrevista a Maria João Alegria, Gestora de Investigação Aplicada da SUMOL+COMPAL Marcas e responsável do projeto cLabel+
Maria João Alegria | Responsável do projeto cLabel+
Como nasceu o projeto cLabel+? Quais foram as principais motivações?
O projeto acabou por nascer naturalmente e decorrer naturalmente de uma discussão das estratégias de inovação que estavam a acontecer no setor alimentar e que envolveu várias empresas do setor bem como instituições de excelência do Sistema Científico Nacional, que, emconjunto, decidiram constituir o consórcio. As principais motivações foram os desafios societais em termos de nutrição e saúde e a oportunidade de contribuir cada vez mais para uma alimentação mais equilibrada da população através de soluções que resultem da produção e aplicação de conhecimento científico.
O que considera ser o elemento diferenciador do projeto cLabel+?
Os projetos mobilizadores têm necessariamente um conjunto de elementos semelhantes mas podemos dizer que o elemento diferenciador do projeto cLabel+ e que o próprio nome transmite é a consciência da importância da literacia do consumidor para compreender as soluções desenvolvidas a partir do conhecimento científico em paralelo com a recolha de conhecimento sobre a resposta do consumidor aos conceitos que as soluções permitem e procurar as melhores formas de comunicação.
Para além disso, o cLabel+ é um projeto representativo das sinergias estabelecidas dentro do setor agroalimentar, que têm vindo a ser dinamizadas pelo cluster do setor, e que pela sua dimensão (engloba 20 entidades entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I) e abrangência nacional, contribui de uma maneira integrada e inovadora, pelos processos e produtos que tem vindo a desenvolver, para uma transformação da indústria alimentar em resposta às atuais tendências de consumo, concretamente através da disponibilização de produtos mais equilibrados, através da menor utilização de aditivos, redução do açúcar e do sal relativamente aos produtos disponíveis no mercado e rótulos com listas de ingredientes que possam ser entendidas pelos consumidores como mais “limpas”.
Quais são os principais desafios com que se estão a deparar no desenvolvimento do projeto?
O principal desafio tem sido, praticamente desde o início do projeto, a necessidade de condensar no período pós-covid, as atividades experimentais que estavam planeadas para serem distribuídas ao longo do projeto e que tiveram de ser adiadas enquanto as entidades estiveram encerradas ou com fortes limitações em termos de execução de tarefas presenciais. Claro que há desafios científicos e tecnológicos, expectáveis nos processos de IDT, que têm vindo a ser ultrapassados pelo excelente trabalho do consórcio e pelo acompanhamento da equipa de gestão.
Quais os resultados concretos alcançados no âmbito do projeto até ao momento? Quais os PPS já concluídos?
Foram já desenvolvidos protótipos de diversos produtos (molhos, sumos e preparados de fruta, bolachas e fiambres, entre outros), associados a cada uma das empresas industriais.
Também no domínio de metodologias de estudo de resposta do consumidor, foram desenvolvidas soluções inovadoras.
Não foram concluídos PPS na medida em que estes foram organizados de forma a incluir a validação das soluções desenvolvidas; nomeadamente todos os produtos desenvolvidos serão avaliados em termos sensoriais e de resposta junto do consumidor, tarefas que estão previstas na fase final de desenvolvimento de cada protótipo.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto, promovido por um consórcio liderado pela Sumol+Compal, reunindo um total de 20 entidades, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 4,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 3,1 milhões de euros.
Website do projeto: https://cleanlabelplus.pt/
Última atualização a 27 de Dezembro 2023
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