Estratégia Digital Nacional em consulta pública
A Estratégia Digital Nacional, que será lançada pelo Governo até ao final do ano, está em consulta pública no ConsultaLEX até 5 de dezembro.
O Testemunho de Ana Isabel Veloso, investigadora responsável pelo projeto SEDUCE 2.0
Ana Isabel Veloso | Investigadora responsável pelo projeto
“A comunidade online miOne (https://mione.altice.pt) foi o principal resultado do projeto SEDUCE 2.0 (http://www.seduce.pt) liderado pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro através do centro de investigação DigiMedia (https://digimedia.web.ua.pt) que contou também com os parceiros da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico de Viseu e também com a Fundação Altice.
Com o lema “A vida em comunidade…Para mim. Para si. Para todos!” esta comunidade online foi desenvolvida com seniores para seniores, numa estratégia de co-design envolvendo cidadãos seniores de diversas instituições (associações, instituições, universidade de seniores, entre outros). É uma comunidade com um enorme potencial para conectar as pessoas e as instituições, sendo segura e gratuita. Existe ainda a possibilidade de criação de várias comunidades associadas a instituições e/ou grupos temáticos (culinária, informática, fotografia, arte, música, entre outros) abertos ou fechados.
Atualmente os 300 utilizadores registam inúmeras atividades, que se pode acompanhar através das publicações, comentários e da criação de grupos temáticos. Neste momento as atividades em desenvolvimento estão relacionadas com os jogos digitais e com o cicloturismo sénior, articuladas com as parcerias existentes e vindouras.
Os trabalhos desenvolvidos no âmbito da comunidade miOne foram premiados em diferentes contextos, nomeadamente, as dissertações de mestrado, 1º Prémio Académico RUTIS/PSE 2021 para o Francisco Regalado e 2º Prémio para Sónia Machado (https://www.ua.pt/pt/noticias/16/70147); e ainda mais recentemente com a Menção Honrosa do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro (2022) (https://www.ua.pt/pt/noticias/16/79111) com a boa prática “Digital Travel for Senior Citizens: 360° Virtual Tourism”, que permite que diferentes perfis de cidadãos seniores possam viajar virtualmente a locais que conhecem e/ou gostassem de revisitar.”
Enquadramento
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o envelhecimento populacional estende-se à escala global, apesar de cada país ter uma dinâmica própria. O conceito de envelhecimento ativo assenta em 3 pilares fundamentais – (a) saúde, (b) segurança; e (c) participação na sociedade e face à especificidade individual do envelhecimento divide-se: (a) fisiológica; (b) social; e (c) psicológica.
Diversos estudos destacam os benefícios de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): apoio social; diminuição do sentimento de solidão; melhoria do estado mental, aumento da qualidade de vida e reforço do autoconceito. No entanto, existem barreiras em relação ao uso das TIC pelo cidadão sénior, tais como: receio de utilizar o equipamento informático; custo e sustentabilidade funcional dos mesmos; alterações biopsicossociais relacionadas com o envelhecimento; complexidade das interfaces ou adequação dos conteúdos existentes.
O Projeto
O projeto SEDUCE inicial (www.seduce.pt) desenvolveu a comunidade online miOne, baseado no processo de design centrado na comunidade (CCD) com a participação ativa do cidadão sénior (idade M=83 e SD= 7). As 5 áreas temáticas que compõe a comunidade miOne (comunicar, saúde, notícias, jogos e partilhar) representam os interesses dos seniores, pelo que a originalidade da comunidade miOne assenta na participação ativa do sénior na construção da comunidade; e a sua componente de interação social única que se diferencia das comunidades existentes.
O projeto SEDUCE 2.0 visa articular os avanços científicos nas áreas das Ciências da Informação e Comunicação, Ciências Sociais, Ciências Cognitivas e Estudos do Envelhecimento.
O Projeto SEDUCE 2.0 tem como objetivos principais: (a) avaliar o impacto de variáveis psicossociais e da sociabilidade dos cidadãos seniores mediante o uso das TIC no contexto da comunidade online miOne; e (b) contribuir para o crescente desenvolvimento da comunidade miOne com a participação do cidadão sénior. O estudo será realizado em contexto de co-presença, face-a-face, e em contexto da comunidade online miOne (comunicação mediada tecnologicamente). Os grupos de discussão serão constituídos pelos seniores das Universidades Sénior de Aveiro, Viseu e Porto.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto é promovido pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro através do centro de investigação DigiMedia em copromoção com a Universidade do Porto e o Instituto Polotécnico de Viseu e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 228 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 194 mil euros.
Links
Website da comunidade online miOne: https://mione.altice.pt
Website do projeto SEDUCE 2.0: http://www.seduce.pt
Vídeo demonstrativo da comunidade miOne: https://www.youtube.com/watch?v=vVkIa4dsjRA&t=14s
Última atualização a 20 de Dezembro 2023
A Estratégia Digital Nacional, que será lançada pelo Governo até ao final do ano, está em consulta pública no ConsultaLEX até 5 de dezembro.
Comissão Europeia apresenta plano ambicioso para acelerar a transição para veículos elétricos. Este plano visa reduzir emissões de carbono e promover a sustentabilidade no setor dos transportes.
Exoesqueleto da Pafil, cofinanciado pelo COMPETE 2020, veio para melhorar as condições de trabalho das costureiras e vence na categoria Smart dos iTechStyle Awards.