Tecnologia portuguesa transforma a prevenção do cancro da mama
A luva sensorizada SenseAI e a respetiva aplicação móvel estão a revolucionar o autoexame mamário, tornando-o mais intuitivo e preciso.
GenerIoT transforma o modo como se cria e gere software para dispositivos inteligentes, promovendo sistemas IoT mais seguros, ágeis e sustentáveis.

A operação GenerIoT quer transformar o modo como se cria e gere software para dispositivos inteligentes, promovendo sistemas IoT mais seguros, ágeis e sustentáveis.
Um salto tecnológico na forma de desenvolver IoT
O GenerIoT, cofinanciado pelo COMPETE 2030, aposta em metodologias inovadoras para simplificar e acelerar o desenvolvimento de software em sistemas IoT. O objetivo é unir as fases de desenvolvimento e operação (DevOps), criando dispositivos mais eficientes e adaptáveis às constantes mudanças tecnológicas e de segurança.
Ao longo do ciclo de vida de um dispositivo IoT — desde a conceção até à operação — a necessidade de adaptação é constante. O projeto propõe uma abordagem contínua e dinâmica que permita atualizações seguras e automáticas, reduzindo falhas e riscos de cibersegurança.
Simplificar a complexidade das redes inteligentes
Os sistemas IoT são redes complexas, compostas por inúmeros dispositivos interligados. Essa diversidade aumenta o risco de erros e vulnerabilidades. O GenerIoT quer responder a este desafio com processos ágeis, adaptativos e automatizados, recorrendo à geração de código para criar software que se ajusta a diferentes sensores, algoritmos e protocolos de comunicação.
Como explica Lurian Klein, do Departamento de Inovação da Cleanwatts Digital, “Na Cleanwatts Digital, temos vindo a consolidar uma estratégia de inovação e internacionalização que se espelha nos principais objetivos do COMPETE 2030 — nomeadamente o reforço da investigação e inovação, da competitividade das empresas e da sua presença em mercados externos.”
Uma abordagem europeia e colaborativa
Este projeto insere-se num consórcio internacional EUREKA, que reúne 18 parceiros de quatro países europeus. Em Portugal, a componente nacional centra-se no desenvolvimento de metodologias de engenharia de software baseadas em modelos (MBSE), que garantem coerência entre o hardware, o software e os canais de comunicação.
A partir desta base, o GenerIoT quer permitir que os sistemas detetem anomalias em tempo real, se autoajustem e evoluam de forma segura ao longo do tempo.
Inovação ao serviço da transição energética
Os avanços do GenerIoT serão testados num caso de uso em sistemas IoT para comunidades de energia, promovendo eficiência e sustentabilidade. Esta vertente demonstra a aplicação prática de uma tecnologia que pode revolucionar não só a IoT, mas também o modo como gerimos a energia.
Como sublinha ainda Lurian Klein, “Em diversos projetos anteriores apoiados pelo COMPETE 2020, desenvolvemos soluções digitais para IoT, flexibilidade energética e comunidades energéticas que já demonstraram capacidade de escalar e de gerar valor. Com base nessa experiência, vemos o COMPETE 2030 como o veículo ideal para levar a próxima geração dessas soluções — software seguro, inteligente e eficiente para dispositivos IoT e redes distribuídas — a uma escala internacional.”
Com esta visão, o GenerIoT pretende acelerar a transição digital e energética, promovendo um futuro mais verde, competitivo e conectado — em linha com o espírito do COMPETE 2030: Portugal + Competitivo / + Verde / + Social.
Links
Cleanwatts Digital | Website
11 de Novembro 2025