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APICER reforça competitividade da cerâmica portuguesa no mundo

Albertina Sequeira, Vice-Presidente Executiva da APICER, partilha detalhes do projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que criou uma marca para impulsionar a internacionalização da cerâmica.

29 de Abril 2024 | Notícias

Albertina Sequeira, Vice-Presidente Executiva da APICER, partilha detalhes do projeto estratégico cofinanciado pelo COMPETE 2020 que criou uma marca para impulsionar a internacionalização deste setor.

Numa entrevista reveladora para a newsletter semanal do COMPETE 2030, Albertina Sequeira, Vice-Presidente Executiva da APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria partilhou insights sobre o projeto que visou a criação de marca que reforce o posicionamento e a competitividade do setor cerâmico no mercado internacional. Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto foi concluído em junho de 2023 e teve por objetivo a criação de uma marca que promovesse a internacionalização da cerâmica utilitária e decorativa e dos pavimentos e revestimentos cerâmicos, reforçando a notoriedade e competitividade da cerâmica portuguesa e, consequentemente, o aumento das exportações.

No âmbito deste projeto foi concebida e lançada a marca PORTUGAL CERAMICS sob o mote The Art of Possibility, cujo principal propósito consiste em comunicar um posicionamento do setor que seja autêntico, relevante e diferenciador, e melhorar a comunicação e a imagem do setor, essencialmente nos mercados internacionais.

A apresentação da marca foi realizada em evento que teve lugar no dia 22 de setembro de 2022 no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Após a conceção e lançamento da marca e a produção de suportes transversais de comunicação (website, catálogos referentes aos produtos de cerâmica utilitária e decorativa e pavimentos e revestimentos cerâmicos, vídeo promocional, assessoria de comunicação e campanha de publicidade para lançamento internacional da marca), foram concretizadas ações de ativação da marca que consistiram em presenças em eventos de referência realizados nos mercados alvo selecionados: França, Itália, Alemanha e Estados Unidos. Foram também realizadas missões inversas com a presença de jornalistas estrangeiros que visitaram algumas das principais empresas nacionais dos setores abrangidos pelo projeto.

Em resultado das ações diretas de ativação da marca PORTUGAL CEERAMICS nos mercados alvo selecionados e das missões inversas realizadas, foram alcançados 16 mercados objeto de intervenção relevante.

Globalmente foram publicadas 914 notícias na imprensa internacional, em resultado das ações de ativação da marca PORTUGAL CERAMICS nos mercados objeto de intervenção.

As exportações portuguesas dos produtos cerâmicos abrangidos diretamente pelo projeto – cerâmica utilitária e decorativa e dos pavimentos e revestimentos cerâmicos – atingiram em 2023 os 666 milhões de euros, o que representa um acréscimo superior a 30% em relação ao ano de 2020 que corresponde ao início do projeto.

Apoio do COMPETE 2020 

Este projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, envolvendo um investimento elegível de cerca de 931 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 791 mil euros.

Links úteis

Website Portugal Ceramics

Vídeo Campanha Portugal Ceramics – The Art of Possibility

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