Portugal é o 7º maior produtor mundial de pedra natural
A indústria portuguesa da pedra gerou 1,2 mil milhões de euros em 2023 e emprega 14.000 pessoas.
Na 10.ª edição dos Prémios Europeus de Capital da Inovação (iCapital), o prémio entregue na Web Summit, reconhece o papel de Braga na criação de um ecossistema de inovação dinâmico e inclusivo.
Braga recebeu o título de Cidade Europeia Mais Inovadora de 2024 na 10.ª edição dos Prémios Europeus de Capital da Inovação (iCapital). O prémio, entregue na Web Summit, em Lisboa, destaca o papel da cidade no desenvolvimento de um ecossistema de inovação dinâmico e inclusivo.
O galardão foi entregue por Iliana Ivanova, Comissária europeia de Inovação, ao Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. O prémio de 500 mil euros visa apoiar a implementação de iniciativas inovadoras na cidade, consolidando Braga como uma referência europeia em inovação.
Este reconhecimento coloca Braga ao lado de outras cidades portuguesas que já se destacaram nos iCapital Awards, como Lisboa, vencedora em 2023, e Cascais e Aveiro, que alcançaram segundos lugares em edições anteriores.
Os prémios iCapital, promovidos em Portugal pela Agência Nacional de Inovação (ANI), reconhecem cidades com ecossistemas de inovação que unem o setor público, o académico e o empresarial, promovendo o bem-estar social. As cidades vencedoras integram também a rede Alumni do iCapital, que facilita a partilha de conhecimento e promove a inovação urbana.
A Comissária Iliana Ivanova sublinhou a importância dos premiados: “Felicito calorosamente Torino e Braga por vencerem os Prémios Capital Europeia da Inovação 2024-2025. Estes prémios não são apenas sobre tecnologia, mas sobre criar oportunidades, promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.”
Além de Braga, Torino, em Itália, foi premiada como Capital Europeia da Inovação, enquanto Espoo (Finlândia) e o condado de West Midlands (Inglaterra) ficaram em segundo e terceiro lugares nesta categoria. Na categoria de Cidade Europeia Mais Inovadora, Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia) ocuparam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Com este prémio, Braga reforça o seu compromisso com a inovação e afirma-se como uma das cidades europeias mais dinâmicas no cenário da inovação.
A indústria portuguesa da pedra gerou 1,2 mil milhões de euros em 2023 e emprega 14.000 pessoas.
Os relatórios por país mostram o progresso dos Estados-Membros.Em Portugal, destacam-se avanços na saúde digital e nas redes 5G.
Portugal lidera o grupo pela primeira vez, reforçando a sua estratégia digital e impulsionando a inovação e competitividade na Europa.