Portugal Defende uma Visão Ambiciosa para o FP10 no Conselho de Competitividade
Portugal apresenta a sua visão estratégica para o próximo Programa-Quadro da União Europeia, destacando prioridades para a investigação e inovação no período 2028–2034.
Conheça o RM4HEALTH, uma operação inovadora que está a transformar a monitorização remota na saúde e no desporto, desenvolvendo soluções tecnológicas que promovam uma vida ativa que por sua vez melhoram a qualidade de vida.
O envelhecimento populacional e o aumento das doenças crónicas têm colocado uma pressão significativa sobre os sistemas de saúde em todo o mundo, com custos crescentes e, muitas vezes, insustentáveis. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 6 milhões de pessoas, incluindo atletas e pacientes, enfrentam lesões e doenças crónicas anualmente. É neste contexto que surge o RM4HEALTH – Monitorização Remota na Saúde e no Desporto, uma operação liderada pela WISEWARE e cofinanciado pelo COMPETE 2030, que pretende transformar a forma como monitorizamos e cuidamos da saúde.
O RM4HEALTH, aprovado pelo Programa Europeu ITEA4, tem como objetivo acelerar a inovação em dispositivos eletrónicos wearable, criando plataformas tecnológicas abertas que permitem a monitorização contínua de sinais vitais. Esta operação procura superar os desafios tecnológicos e económicos associados ao “Vale da Morte”, reduzindo custos e acelerando o tempo de desenvolvimento de soluções para os mercados da saúde e do desporto.
Na saúde, a monitorização remota permite uma preparação mais eficaz para a prevenção de doenças e recuperação pós-tratamento, proporcionando ferramentas que auxiliam profissionais de saúde e pacientes.
O RM4HEALTH dá continuidade ao trabalho desenvolvido na operação INNO4HEALTH, onde também foram desenvolvidas tecnologias para dar resposta aos desafios nos domínios da saúde e do desporto.
Assim, esta nova operação, cujo consórcio internacional assenta numa relação de longa data dos parceiros existentes com novos parceiros, é composto por 18 parceiros de quatro países, nomeadamente, Finlândia, Países Baixos, Portugal e Espanha.
A nível nacional, a operação foca-se na monitorização remota de idosos, quer em lares quer nas suas próprias casas, para enfrentar os desafios crescentes de um envelhecimento demográfico acentuado.
O consórcio nacional conta com a participação da WISEWARE, que terá como foco o desenvolvimento, integração e interoperabilidade de tecnologias de monitorização não invasivas, da Santa Casa da Misericórdia de Vagos que irá dar acesso à população-alvo de estudo e apoiar ao nível do conhecimento técnico na área da geriatria, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), que irá estar responsável pela plataforma e segurança dos dados e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto que por sua vez irá focar-se na análise dos dados recolhidos juntos dos idosos e irá realizar estudos de validação.
Esta operação reconhece as limitações dos dispositivos wearable existentes, como a falta de registos de longo prazo e a integração limitada de dados. Por isso, o RM4HEALTH propõe o desenvolvimento de um ecossistema inteligente de monitorização de saúde que permita observar e apoiar os idosos remotamente, garantindo uma melhor qualidade de vida e maior eficiência nos cuidados.
Entre os objetivos principais do consórcio nacional estão o desenvolvimento de sistemas inovadores, como:
Ao combinar estas iniciativas, o RM4HEALTH procura oferecer soluções inovadoras e personalizadas, promovendo um serviço mais seguro e eficiente tanto para os idosos como para os seus cuidadores, gerando alertas caso ocorra algum evento inesperado.
Com esta operação pretende-se melhorar a forma como é realizado o cuidado e a monitorização da população idosa, pois, através da monitorização dos sinais vitais, da toma da medicação e dos seus padrões de atividade diária, será possível informar atempadamente eventos inesperados, prevenindo o agravamento de problemas de saúde crónicos e, fornecer aos familiares e profissionais responsáveis pelos cuidados informação que permita apoiar no tipo de cuidados a prestar.
Assim, o RM4HEALTH destaca-se como um exemplo de inovação aplicada à saúde e ao desporto, com potencial para transformar a forma como monitorizamos e apoiamos a população em diferentes contextos, contribuindo para um futuro mais saudável e sustentável.
O Apoio do COMPETE 2030
A operação contou com o apoio do COMPETE 2030 no âmbito do SIID – Internacionalização de I&D, envolvendo um investimento elegível de 1.240.217 euros o que resultou num incentivo FEDER de 1.010.765 euros.
Link
WISEWARE | Website
Portugal apresenta a sua visão estratégica para o próximo Programa-Quadro da União Europeia, destacando prioridades para a investigação e inovação no período 2028–2034.
O LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, uma iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, celebrou recentemente oito anos de trabalho dedicado à transformação da administração pública em Portugal.
2024 assinala o 40.º aniversário do primeiro programa de financiamento europeu dedicado à ciência, investigação e inovação.