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Hoje celebramos o Dia Internacional da Educação!

Celebrado a 24 de janeiro, o Dia Internacional da Educação destaca a sua contribuição para o desenvolvimento pessoal, social e económico, fundamentais para um mundo mais sustentável e equitativo. Conheça 6 projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 neste âmbito, em áreas como formação, tecnologia e ciência.

24 de Janeiro 2024 | Notícias

Celebrado a 24 de janeiro, esta data destaca a contribuição da educação para o desenvolvimento pessoal, social e económico, fundamentais para um mundo mais sustentável e equitativo. Conheça 6 projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 neste âmbito, em áreas como formação, tecnologia e ciência.

No âmbito do COMPETE 2020, a comemoração do Dia Internacional da Educação ganha relevância ao reconhecer os projetos e iniciativas cofinanciados que têm impacto direto ou indireto na área educacional.

O Programa apoia a inovação, a investigação e o desenvolvimento tecnológico, contribuindo para a melhoria contínua dos sistemas educacionais e preparando os cidadãos para os desafios do futuro.
Assim, ao celebrar este Dia, realçamos a importância de investir na educação como um meio poderoso de transformação e capacitação, fundamental para o progresso global e a construção de um mundo mais sustentável e equitativo.

Conheça 6 projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020 neste âmbito!

O Dia Internacional da Educação é celebrado anualmente a 24 de janeiro e foi proclamado pelas Nações Unidas para reconhecer a importância da educação no alcance de metas globais, como o desenvolvimento sustentável, a igualdade de oportunidades e a promoção da paz. Esta data destaca o papel fundamental da educação na construção de sociedades mais justas, inclusivas e desenvolvidas.

A celebração do Dia Internacional da Educação visa sensibilizar para a necessidade de garantir uma educação de qualidade para todos, enfatizando que a educação é um direito humano fundamental. Além disso, destaca a contribuição vital da educação para o desenvolvimento pessoal, social e económico.

Este é um dia em que destacamos a importância do COMPETE 2020 na promoção de estratégias que impactam positivamente a educação. Ao cofinanciar projetos que abrangem setores como formação, tecnologia e ciência, o Programa contribui para a criação de soluções educacionais avançadas. Estes projetos não apenas impulsionam a competitividade e o crescimento económico, mas também fortalecem a base educacional, preparando as gerações futuras para os desafios do mundo em constante evolução. Conheça 6 projetos que são exemplo disso!

Projetos COMPETE 2020

Nome do projeto: NAU

Síntese: A NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências é um projeto online, pioneiro a nível nacional, de suporte ao ensino e formação, dirigido a grandes audiências, cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SATDAP).
O projeto concorreu à área de educação, na categoria Best Education Project e destacou-se entre os 38 melhores classificados, comenta João Gomes, Diretor dos Serviços Avançados da FCCN.

Conheça este projeto.

Nome do projeto: Gerir a Educação

Síntese: O projeto de expansão da Plataforma SIGeFE – Sistema Integrado de Gestão do IGeFE (Instituto de Gestão Financeira da Educação) procurou integrar novas áreas, automatizar processos e otimizar a gestão de recursos técnicos educativos.
O Instituto de Gestão Financeira da Educação, I.P. (IGeFE, I.P.), desempenhou um papel crucial na programação, gestão financeira e planeamento estratégico e operacional no âmbito do Ministério da Educação (ME) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Conheça este projeto.

Nome do projeto: EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências

Síntese: O grande desafio do projeto EduPARK passa por criar estratégias originais, atrativas e eficazes de aprendizagem interdisciplinar em Ciências Naturais, Físico-Químicas, Matemática, História, entre outras. Como? Através da criação de uma aplicação interativa em Realidade Aumentada (RA), com recurso a dispositivos móveis, suportando atividades baseadas em Geocaching, que será explorada por professores e alunos desde o ensino básico ao superior, em contextos de atividades ao ar livre, com potencial de utilidade também no domínio do turismo/público em geral.

O projeto recorre a reconhecimento de imagens em Realidade Aumentada, despoletando conteúdos sob a forma de texto, áudio, vídeo e mesmo imagens em 3D, e ainda localização por GPS, combinando o mundo real com o virtual, através de atividades baseadas na prática do Geocaching.

Conheça este projeto.

Nome do projeto: Plataforma AEA

Síntese: Universidade do Minho cria plataforma “Ainda estou a aprender” para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura. Um projeto promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, e cofinanciado pela FCT e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do COMPETE 2020.

Conheça este projeto.

Nome do projeto: FlavourGame

Síntese: Com o tema da nutrição, o FlavourGame é um jogo híbrido que visa apoiar a autonomia e motivação de crianças dos 10 aos 12 anos para escolhas alimentares saudáveis. Um “jogo sério” é um jogo (analógico ou digital) que tem outro objetivo para além do entretenimento, sendo utilizado para promover a aprendizagem e a mudança de comportamento nos jogadores. Estes jogos têm sido amplamente utilizados, por exemplo, nas áreas de educação, saúde e treino cognitivo.

Conheça este projeto.

Nome do projeto: Parque dos Dinossauros da Lourinhã

Síntese: O Dino Parque da Lourinhã é um parque temático dedicado à história dos dinossauros, estabelecendo-se como o maior museu ao ar livre em Portugal que conta com 200 modelos de dinossauros e animais, cientificamente autênticos.
Este parque adota o conceito de “edutainment”, combinando entretenimento e educação para contribuir de forma divertida para o conhecimento das populações.

Conheça este projeto.

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