Portugal Excecional 2030 reforça internacionalização do setor agroalimentar
Operação da PortugalFoods capacita empresas para crescer em mercados internacionais com apoio do COMPETE 2030.
UE lança uma estratégia para garantir uma transformação digital segura, promovendo a resiliência contra ciberataques e defendendo os direitos dos cidadãos e empresas.
A União Europeia lança uma estratégia ambiciosa para garantir uma transformação digital segura, promovendo a resiliência contra ciberameaças e defendendo os direitos fundamentais dos cidadãos e empresas europeias.
Veja o vídeo sobre a nova estratégia de cibersegurança, desenvolvida para responder às nossas necessidades digitais.
Aposta da Comissão Europeia para uma Europa digital segura, confiável e resiliente
A Comissão Europeia e a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros apresentaram a nova Estratégia da UE para a Cibersegurança, projetada para proteger os cidadãos e empresas da crescente onda de ciberataques. Com um foco na transformação digital segura, a estratégia ambiciona fazer da Europa uma referência em cibersegurança global, estabelecendo normas elevadas e uma cooperação estratégica entre países e instituições.
Desafios da transformação digital
O aumento da digitalização acelerado pela pandemia de COVID-19 ampliou as ameaças digitais. Os ciberataques tornaram-se mais sofisticados e variados, com origem em várias fontes, tanto internas como externas à UE. Este contexto exige respostas inovadoras, por isso a UE pretende liderar a transição digital segura, elevando padrões de segurança para serviços essenciais, infraestruturas críticas e produtos tecnológicos.
Objetivos da Estratégia
A nova estratégia define três pilares principais para garantir a resiliência da Europa:
Investimento para uma Europa digital segura
A Comissão Europeia compromete-se a um investimento histórico na transição digital ao longo dos próximos sete anos, quadruplicando os fundos aplicados nesta área. Esta aposta visa não só consolidar a liderança europeia em tecnologia e cibersegurança, como também impulsionar a recuperação económica e a competitividade digital.
Esta nova Estratégia da UE para a Cibersegurança é uma peça fundamental no futuro digital europeu e reforça a visão de uma Europa digitalizada, segura e soberana.
20 de Outubro 2025