Saltar para o conteúdo principal da página

Portugal Excecional 2030 reforça internacionalização do setor agroalimentar 

Operação da PortugalFoods capacita empresas para crescer em mercados internacionais com apoio do COMPETE 2030.

8 de Outubro 2025 | Notícias

Operação da PortugalFoods capacita empresas para crescer em mercados internacionais com apoio do COMPETE 2030. 

Internacionalização estratégica 

A operação Portugal Excecional 2030 visa fortalecer a presença global do setor agroalimentar português. Com apoio do COMPETE 2030, ajuda empresas na análise de mercados, na partilha de conhecimento e na promoção em mercados estratégicos internacionais, sobretudo nas regiões Norte, Centro e Alentejo. 

Deolinda Silva, Executive Director na PortugalFoods, comenta que “o Projeto Portugal Excecional 2030 (n.º 17509) – Ações Coletivas – Internacionalização reforça a estratégia de internacionalização do setor agroalimentar português, dando continuidade a mais de uma década de trabalho da PortugalFoods, afirmando Portugal como produtor de excelência e promovendo inovação, qualidade e diferenciação nos mercados globais.” 

Capacitação e acesso a informação 

A operação desenvolve workshops, webinars e eventos abertos a todas as empresas, permitindo que pequenas e médias conheçam tendências, oportunidades e ferramentas para internacionalização. Sublinha a responsável que “complementa outras iniciativas da PortugalFoods, integrando programas de inovação, qualificação e promoção internacional, numa abordagem coordenada, que cria sinergias, amplia o alcance das ações e fortalece o ecossistema agroalimentar, oferecendo às empresas conhecimento e ferramentas para crescer de forma sustentável.” 

Ações de elevado impacto 

Entre as iniciativas estão feiras internacionais, receção de compradores estrangeiros, contacto com entidades congéneres e campanhas de promoção diferenciadora. Como explica Deolinda Silva: “Com o apoio decisivo do COMPETE 2030, o projeto concretiza-se em ações de elevado impacto, como a participação em feiras internacionais, a receção de compradores estrangeiros, o contacto com entidades congéneres e campanhas de promoção diferenciadora. Este enquadramento permite uma análise rigorosa dos mercados, identificando oportunidades e tendências que orientam iniciativas mais eficazes.” 

Consolidar a marca Portugal 

O Portugal Excecional 2030 garante que cada investimento em internacionalização se baseia em conhecimento sólido e estratégias claras. Deolinda Silva sublinha que “assim, o Portugal Excecional 2030 reforça a presença internacional do setor, assegurando que cada investimento em promoção e internacionalização é baseado em conhecimento sólido, gerando resultados e valorizando a marca Portugal no panorama global.” 

Links  

Website | PortugalFoods – Associação Integralar

A carregar...