1.067 M€ a concurso e 471 M€ de incentivo aprovado
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Nova geração de moldes automotivos reforça a posição da TJ Moldes na indústria.
A TJ Moldes, fabricante de moldes de alta qualidade, implementou o projeto InovMolde 4G, cofinanciado pelo COMPETE 2020, com o objetivo de conceber, desenvolver e fabricar moldes multi-injeção/multi-material altamente complexos e tecnologicamente avançados. Este projeto destaca-se pela incorporação de inovações tecnológicas e pela aplicação dos princípios da Indústria 4.0.
João Faustino, administrador da TJ Moldes, sublinha a importância do apoio do COMPETE 2020: “A TJ Moldes considera que o apoio concedido pelo COMPETE 2020 foi fundamental para o projeto atingir os objetivos definidos, desenvolvendo, assim, um conjunto de recursos técnicos e científicos para responder aos desafios lançados pelo mercado.”
A necessidade de construir um novo pavilhão permitiu à TJ Moldes apostar numa linha de produção com um alto nível de automação. Este investimento reforçou a competitividade da empresa e permitiu uma otimização dos processos produtivos, suportada por tecnologia de ponta e um Data Center avançado, que analisa em tempo real toda a produção.
“A inovação tecnológica e organizacional do projeto InovMolde 4G permitiu à TJ criar competências e estrutura que possibilitam alcançar novos projetos com dinâmicas internas muito mais eficazes e eficientes,” afirma João Faustino. “A alteração de processos foi de tal ordem que gerou uma mudança interna nos métodos de trabalho, otimizando a produção de moldes e criando know-how para desenvolver novos projetos internos.”
O projeto InovMolde 4G posiciona a TJ Moldes como uma referência internacional na indústria de moldes, especialmente no setor automóvel, oferecendo produtos de grande incorporação tecnológica e alinhando-se com a nova Revolução Industrial. A construção do novo pavilhão equipado com tecnologia de alta performance, permite à TJ Moldes responder com eficácia à complexidade dos desafios dos seus clientes.
“A construção do novo pavilhão equipado com equipamentos de alta performance permitiu responder à complexidade dos desafios que são solicitados pelos clientes,” destaca João Faustino. “Esta otimização é suportada por um Data Center que permite realizar uma análise mais aprofundada e real de toda a produção.”
Com o projeto InovMolde 4G, a TJ Moldes reforça a sua competitividade, oferecendo ao mercado soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas, confirmando a sua posição de liderança no setor.
Cofinanciamento
O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 5 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 3 milhões de euros.
Links
Desde o início do Programa, o COMPETE 2030 tem promovido avisos de concurso para apoiar a inovação e o desenvolvimento empresarial, contribuindo para a competitividade da economia nacional.
Nos dias 23 e 24 de outubro, a região do Alentejo foi palco da 4.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030. Este encontro procurou fortalecer o diálogo e a colaboração, impulsionando o desenvolvimento de iniciativas cofinanciadas pelo Programa.
Lisboa foi eleita Melhor Destino Culinário da Europa, enquanto o Porto recebeu o título de Melhor Destino Culinário Emergente.