Portugal Defende uma Visão Ambiciosa para o FP10 no Conselho de Competitividade
Portugal apresenta a sua visão estratégica para o próximo Programa-Quadro da União Europeia, destacando prioridades para a investigação e inovação no período 2028–2034.
A instalação de uma unidade industrial de transformação e valorização de quartzo de alta pureza
Este projeto teve como objetivo capacitar tecnologicamente a Quarpor, Minas e Minerais, S.A. para transformar quartzo e fornecer mercados consumidores de HPQ (quartzo de alta pureza). Estes mercados incluem a indústria eletrónica, fotovoltaica, de precisão e ótica, oferecendo um produto de valor acrescentado que permitirá à Quarpor avançar na cadeia de valor.
A transformação de quartzo de alta pureza exige um nível excecional de rigor e fiabilidade, sendo fundamental ter um suporte industrial de elevado valor tecnológico para progredir no setor. O projeto visou a instalação de uma unidade industrial de transformação e valorização de quartzo em Carrazeda de Ansiães, Trás-os-Montes, contemplando a construção de um pavilhão industrial, a aquisição de equipamento produtivo de última geração e todos os investimentos necessários à implementação de um plano de negócios que permita a entrada em países focados em setores de alta tecnologia (Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, EUA). O projeto, permitiu a instalação de uma unidade industrial suficientemente competitiva e avançada, que vá ao encontro das exigências dos mercados-alvo e permita competir com concorrentes de outros mercados geográficos.
O investimento visou equipar a empresa com todas as componentes necessárias para criar a unidade de transformação de quartzo de alta pureza, implementar o seu plano de negócios e concretizar a sua estratégia de internacionalização.
A tecnologia associada aos equipamentos é essencial para a atividade produtiva da empresa, com características modernas que permitem atingir as metas definidas no plano empresarial e obter vantagem sobre as demais empresas do setor.
Com a aquisição da unidade de transformação de quartzo de alta pureza e a criação do laboratório, a Quarpor pode comercializar quartzo conforme as necessidades específicas do mercado. Assim, consegue-se uma elevada rentabilização dos investimentos, ao mesmo tempo que a empresa adquire capacidade para exportar os seus produtos para a Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul e EUA.
Toda a matéria-prima utilizada no processo de transformação é proveniente do território nacional, que até agora só explorava quartzo de baixa qualidade, utilizado na construção civil, decoração e cerâmica. Este projeto pretende valorizar as jazidas de alta qualidade, que têm grande procura para produtos de alto valor. O quartzo de alta pureza é direcionado para o mercado externo.
A realização deste projeto contribuiu para a criação de alternativas de emprego à agricultura e aos serviços não comerciais em Trás-os-Montes, contribuindo no esforço contra a desertificação desta região.
A nível tecnológico, a empresa tem-se adaptado a novas tendências e preocupações ambientais, adotando novos métodos e adquirindo equipamentos com maior nível tecnológico e autonomia. Os investimentos realizados no âmbito deste projeto contribuíram para a empresa acompanhar a evolução do mercado e as crescentes preocupações ambientais e ecológicas, respondendo a uma necessidade de diversificação de produtos na região de Trás-os-Montes.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,4 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,6 milhões de euros.
Link
Quarpor | Website
Portugal apresenta a sua visão estratégica para o próximo Programa-Quadro da União Europeia, destacando prioridades para a investigação e inovação no período 2028–2034.
O LabX – Centro para a Inovação no Setor Público, uma iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, celebrou recentemente oito anos de trabalho dedicado à transformação da administração pública em Portugal.
2024 assinala o 40.º aniversário do primeiro programa de financiamento europeu dedicado à ciência, investigação e inovação.