Empresas do setor do turismo podem candidatar-se a 50 milhões de euros para projetos que promovam a transição energética, a sustentabilidade e a neutralidade carbónica.
Apoio à transição energética A Linha de Apoio Turismo + Sustentável destina-se a apoiar empresas turísticas, incluindo PME, Small Mid-Caps e Mid-Caps e grandes empresas, que aderiram ao programa Empresas Turismo 360. O objetivo é financiar investimentos que reduzam emissões de gases com efeito de estufa, promovam energias renováveis e otimizem a eficiência energética.
As ações financiáveis abrangem também a gestão eficiente de água e resíduos, a descarbonização da mobilidade, a economia circular e a valorização da biodiversidade. Para serem elegíveis, os projetos devem incluir investimentos em “Gestão da Água” ou “Gestão da Energia”.
Quem pode candidatar-se Podem apresentar candidatura empresas com atividade principal em território nacional e um CAE enquadrado na lista definida. As candidaturas devem ser submetidas junto de instituições de crédito aderentes ou sociedades de garantia mútua (SGM).
Sustentabilidade no turismo Esta iniciativa reforça o compromisso do setor em alcançar a neutralidade carbónica e a sustentabilidade ambiental, enquanto contribui para a competitividade e a inovação no turismo em Portugal.
Em entrevista recente, José Alexandre Oliveira, presidente do Conselho de Administração, destacou as estratégias que têm impulsionado o crescimento e a competitividade da empresa.
Numa altura em que a Europa acelera o passo rumo à neutralidade carbónica, conheça as principais medidas e exigências que vão moldar a estratégia das empresas e do setor financeiro nos próximos anos.