Portugal é o 7º maior produtor mundial de pedra natural
A indústria portuguesa da pedra gerou 1,2 mil milhões de euros em 2023 e emprega 14.000 pessoas.
Os relatórios por país mostram o progresso dos Estados-Membros.Em Portugal, destacam-se avanços na saúde digital e nas redes 5G.
Os relatórios por país mostram o progresso dos Estados-Membros nas metas da Década Digital. Em Portugal, destacam-se avanços na saúde digital e nas redes 5G, mas há desafios nas competências digitais da população.
Os relatórios por país revelam o progresso dos Estados-Membros rumo às metas da Década Digital. A análise de Portugal destaca avanços significativos na saúde digital e na implementação de redes 5G, embora enfrente desafios na melhoria das competências digitais da sua população.
O relatório de Portugal demonstra um potencial inexplorado na digitalização. O país visa uma transformação digital que promova competitividade, resiliência e ação climática. Em 2023, Portugal obteve avanços notáveis na saúde digital e na implementação de redes 5G. Contudo, há desafios significativos na melhoria das competências digitais da população.
As autoridades portuguesas priorizam serviços públicos online, desenvolvimento de competências digitais e aproveitamento do potencial digital das empresas. Portugal utiliza fundos da UE para acelerar esta transformação e está a definir estratégias em áreas como cibersegurança, inteligência artificial e computação avançada. Apesar dos esforços, algumas métricas indicam a necessidade de ações mais intensivas.
De acordo com o Eurobarómetro Especial “Década Digital 2024”, 74% da população portuguesa considera que a digitalização dos serviços está a facilitar a sua vida, ligeiramente acima da média da UE.
O plano de Recuperação e Resiliência de Portugal destina 4,5 mil milhões de euros à transformação digital, priorizando qualificação e competências digitais. Além disso, 2,4 mil milhões de euros adicionais são alocados à transformação digital através da Política de Coesão.
Portugal é membro do Local Digital Twins to CitiVERSE e do EUROPEUM-EDIC, reforçando o seu compromisso com a digitalização e a inovação.
Consulte o Relatório Década Digital 2024: Portugal no site da Comissão Europeia.
A indústria portuguesa da pedra gerou 1,2 mil milhões de euros em 2023 e emprega 14.000 pessoas.
A economia da União Europeia mostra sinais de recuperação, com previsões de crescimento e queda da inflação para os próximos anos.
Na 10.ª edição dos Prémios Europeus de Capital da Inovação (iCapital), o prémio entregue na Web Summit, reconhece o papel de Braga na criação de um ecossistema de inovação dinâmico e inclusivo.