Coatium lança centro inovador de revestimento PVD em Famalicão
Nova operação cofinanciada pelo COMPETE 2030 promete revolucionar o tratamento de metais em Portugal.
Um sistema de cobertura inteligente, desenvolvido pelo consórcio Saint-Gobain Portugal, CITEVE e Têxteis Penedo, cofinanciado pelo COMPETE 2020, venceu um prémio na Techtextil na categoria "novo produto".
Um sistema de cobertura inteligente, resultado de um consórcio entre a Saint-Gobain Portugal, o CITEVE e a Têxteis Penedo com o cofinanciamento do COMPETE 2020, venceu um dos galardões atribuídos pela feira de têxteis técnicos e não-tecidos, na categoria “novo produto”.
O anúncio feito pela Techtextil revela detalhes sobre o projeto SRS – Smart Roof Systems, um sistema avançado de impermeabilização para coberturas planas. Esse sistema, composto por uma membrana de selagem líquida à base de água e uma estrutura inteligente reforçada com têxteis feitos de poliéster reciclado, é dotado de fios eletrónicos que reagem à temperatura, calor e humidade.
Desenvolvido pelo consórcio liderado pela Saint-Gobain Portugal em parceria com a Têxteis Penedo, CITEVE, CeNTI e ENESII-ITECONS, esse projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 visou resolver desafios como fissuração e durabilidade reduzida das membranas líquidas poliméricas de base aquosa.
O reconhecimento com o Prémio de Inovação da Techtextil destaca a capacidade de inovação do consórcio e de Portugal no cenário internacional. Além disso, a Techtextil premiou outras soluções inovadoras, desde têxteis inteligentes até novas abordagens de reciclagem, evidenciando a diversidade e qualidade das iniciativas do setor. Os vencedores serão homenageados numa cerimónia especial no primeiro dia do evento.
Consulte a ficha de projeto do SRS – Smart Roof Systems
Nova operação cofinanciada pelo COMPETE 2030 promete revolucionar o tratamento de metais em Portugal.
Nelson Ferreira, coordenador de projetos de inovação, partilhou a visão por detrás do projeto Augmanity e o impacto das novas tecnologias nas fábricas.
Em julho de 2024, a Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia lançou um relatório que destaca a visão emergente da Indústria 5.0.