Filigrana Design Hotel combina tradição e luxo em Viana do Castelo
Novo projeto em Viana do Castelo aposta no design e na tradição para criar uma experiência única.
A operação está a revolucionar o setor agrícola com uma ferramenta que otimiza recursos, promove sustentabilidade e integra algoritmos de IA.
A operação SmartProduce está a revolucionar o setor agrícola ao desenvolver uma ferramenta inteligente que otimiza recursos, promove a sustentabilidade e integra algoritmos de inteligência artificial.
A operação SmartProduce, cofinanciada pelo COMPETE 2030, aposta em inteligência artificial para transformar a gestão agrícola. A solução combina recolha automatizada de dados agroclimáticos com algoritmos avançados, oferecendo aos produtores uma ferramenta inovadora que otimiza recursos e promove a sustentabilidade ambiental.
Inteligência ao serviço da agricultura
A operação responde à necessidade de soluções mais completas para os desafios do setor agrícola. “O SmartProduce pretende desenvolver um sistema com algoritmos de Inteligência Artificial de ponta, que integra a recolha automatizada de dados agroclimáticos em campo“, sublinha Hugo Cardoso, Coordenador Técnico da Skillent.
Com esta ferramenta, os agricultores poderão monitorizar as suas explorações em tempo real, receber alertas automatizados e prever a produção agrícola. Isto traduz-se numa gestão mais eficiente de recursos como fertilizantes, pesticidas, água e energia, contribuindo para práticas mais sustentáveis.
Modularidade e facilidade de uso
A solução baseia-se na plataforma FIWARE, promovida pela Comissão Europeia, que integra dados sensoriais recolhidos no terreno e informações do mercado global. Este sistema modular permitirá aos agricultores adotar gradualmente os instrumentos necessários, ajustando-se às suas necessidades e investimentos.
“A operação alavanca recursos estratégicos essenciais, graças ao COMPETE 2030, permitindo acelerar a sua implementação“, reforça Hugo Cardoso.
Vitivinicultura como banco de testes
O setor vitivinícola português foi escolhido como campo de validação, devido à sua relevância económica e exigência de qualidade. O projeto promete aumentar a competitividade das explorações e preparar o setor para os desafios da Agricultura 4.0.
Com cinco objetivos principais, incluindo modelos preditivos e estratégias de migração para sistemas agrícolas inteligentes, o SmartProduce marca um passo decisivo na inovação do setor agrícola em Portugal.
Saiba mais sobre esta operação no website da Skillent.
Novo projeto em Viana do Castelo aposta no design e na tradição para criar uma experiência única.
Inovação e sustentabilidade moldam o futuro dos ambientes profissionais e educativos.
A colaboração entre a APICCAPS e a London College of Fashion promete impulsionar o design e a produção sustentável do calçado português.