Desafios ESG rumo a um futuro sustentável
Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal esteve na sede do COMPETE 2030 para uma sessão dedicada aos desafios da ESG.
A presidente do COMPETE 2030 marcará presença na 7ª Conferência Internacional do Têxtil e do Vestuário
A presidente do COMPETE 2030, Alexandra Vilela, irá participar na 7ª Conferência Internacional do Têxtil e do Vestuário, que o CITEVE vai realizar, de 26 a 28 de maio, na Alfândega do Porto, sob o tema “Threads of Innovation: Shaping a Smarter, Sustainable and Transparent Textile Industry”.
O evento, também conhecido como iTechStyle Summit 2025, é já um marco no calendário das grandes conferências internacionais do setor e, nesta edição, muda-se para um novo palco para continuar a congregar líderes industriais, fornecedores de tecnologia, investigadores, clusters e diversos intervenientes de áreas como o automóvel, a saúde ou a defesa, entre outras, que se intersectam com o universo têxtil.
A conferência, organizada pelo CITEVE, vai centrar-se nas tendências que estão a moldar uma indústria cada vez mais inteligente, sustentável e transparente. As inovações apoiadas pela inteligência artificial, as soluções têxteis de base biológica, o avanço da digitalização, as novas abordagens de reciclagem e o desenvolvimento de materiais avançados são alguns dos temas que vão ser debatidos. Também os desafios regulamentares, o eco-design, o eco-engineering e o digital product creation estarão em foco, numa série de sessões que pretendem esclarecer o impacto e a adoção destas áreas no setor.
O iTechStyle Summit 2025 volta assim a assumir-se como um espaço de referência para o diálogo sobre a evolução tecnológica do têxtil e do vestuário, promovendo a partilha de conhecimentos e a criação de redes de colaboração entre os diferentes agentes envolvidos. A organização sublinha a importância de debater caminhos possíveis para tornar a indústria mais eficiente e atenta às exigências atuais, onde a sustentabilidade e a transparência se afirmam como fatores cruciais para o sucesso.
A sétima edição promete, por isso, oferecer uma visão global e atualizada das ideias inovadoras, das mais recentes tecnologias, das estratégias de mercado e das oportunidades que podem alavancar o crescimento e a transformação do setor. Os interessados em conhecer de perto os desafios e os cenários futuros do têxtil e do vestuário são convidados a juntar-se ao CITEVE e a todos os participantes para três dias de descoberta e discussão sobre os novos rumos desta indústria em constante evolução.