Uma revolução na qualidade do ar interior impulsionada pela IA
Conheça a inovação que está a transformar a qualidade do ar interior através da IA.
Venha conhecer Branca Pereira, coordenadora do projeto Portugal Sou Eu, que partilhou a sua trajetória profissional e alguns dos momentos mais marcantes. Ao sensibilizar os consumidores para a compra de produtos portugueses, o projeto, nos seus 10 anos, já engloba cerca de 20.000 produtos de mais de 1.000 empresas nacionais.
Ao sensibilizar os consumidores para a compra de produtos portugueses, o projeto, nos seus 10 anos, já engloba cerca de 20.000 produtos de mais de 1.000 empresas nacionais
Venha conhecer Branca Pereira, coordenadora do projeto Portugal Sou Eu, que partilhou a sua trajetória profissional e alguns dos momentos mais marcantes. Destaque para a mobilização de empresas para apoiar o NRP Sagres durante os Jogos Olímpicos, além da importância de celebrar as conquistas das mulheres, enfrentando os desafios da discriminação de género. Branca destacou o desafio interessante de comunicar o projeto a públicos diversos e sublinhou o impacto positivo dos Fundos da União Europeia, capacitando empresas para crescerem de forma sustentável e resiliente. Saiba mais na entrevista completa.
Depois de trabalhar cerca de 20 anos na indústria, senti a necessidade de experienciar outras abordagens à atividade empresarial. Utilizando o conhecimento adquirido na indústria, enveredei pelo apoio às empresas, quer em termos estratégicos, quer em termos da gestão do seu dia a dia, ao integrar uma associação empresarial. A minha atual função de gestão e coordenação de projeto, que exerço desde 2015, permite-me ter atividade diversificada, contacto com empresas e consequentemente pessoas, o que encaixa perfeitamente com o meu perfil.
Houve muitos momentos emocionantes, pelo que tenho muita dificuldade em eleger um, mas posso referir um, no âmbito do “Portugal Sou Eu”, quando o NRP Sagres foi a Casa de Portugal durante a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em que conseguimos mobilizar as nossas empresas aderentes a doar produtos para abastecer a despensa do Sagres. Tendo atingido as 7 toneladas de produtos, o momento em que todos nos reunimos no cais para carregar os produtos a bordo foi memorável.
As conquistas devem ser celebradas, certamente, mas mais importante é não cedermos ao desânimo perante os obstáculos que não nos permitem avançar com a celeridade desejada.
A discriminação de género tem a na sua génese um condicionamento cultural profundo e em consequência uma evolução por natureza muito lenta. Mas as mulheres são por natureza resilientes…
O Programa “Portugal Sou Eu” teve vários desafios ao longo dos seus 10 anos de atividade, mas diria que o mais interessante, talvez pela dificuldade, é fazer passar a mensagem do Programa a públicos-alvo tão diversos como entidades públicas, empresas e consumidores finais. É um desafio que nos acompanha desde o início e continuará a acompanhar no futuro.
Sim, os Fundos da União Europeia permitiram ao programa “Portugal Sou Eu” desenvolver atividades que tiveram um impacto positivo nas nossas empresas, capacitando-as para escalar os seus negócios, e torná-los mais sustentáveis e resilientes às crises que têm caraterizado este início de século e em particular a última década. De referir que muitas dessas empresas são lideradas por mulheres e o próprio Órgão de Gestão do Programa é totalmente constituído por mulheres.
Breve nota biográfica
Licenciada em direito, com pós-graduação em Gestão, é coordenadora do projeto Portugal Sou Eu na AEP -Associação Empresarial de Portugal desde 2015 e em representação da mesma líder de projeto, acumulando desde 2019, na mesma qualidade a coordenação do Programa Portugal Sou Eu.
Links úteis
Notícia | Portugal Sou Eu, aposta em parcerias para apoiar a produção nacional
Conheça a inovação que está a transformar a qualidade do ar interior através da IA.
Projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 conquista reconhecimento global no surf.
Presidente do COMPETE 2030 marcou presença no CAMPUS Inov Contacto Empresas. Evento reuniu jovens e empresas para promover estágios internacionais.