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Pedrosa e Irmãos cria solução sustentável para reduzir ruído rodoviário 

No âmbito do projeto Hybrid Log Shield, cofinanciado pelo COMPETE 2020, foram criadas barreiras acústicas e eletromagnéticas usando troncos de madeira circulares, um recurso abundante e até então subutilizado.  

21 de Fevereiro 2024 | Notícias

No âmbito do projeto Hybrid Log Shield foram criadas barreiras acústicas e eletromagnéticas usando troncos de madeira circulares, um recurso abundante e até então subutilizado.  

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Hybrid Log Shield desenvolveu barreiras inovadoras e sustentáveis em madeira circular de baixo processamento industrial. Estas reduzem o ruído de tráfego e a exposição a radiações eletromagnéticas, alinhando-se com a estratégia inovadora da Pedrosa & Irmãos.  

Na nossa newsletter semanal, entrevistámos Nelson Pedrosa, Diretor de Produção, para uma atualização sobre o projeto. 

Como nasceu o projeto Hybrid Log Shield? Quais foram as principais motivações? 

As preocupações com o ruido rodoviário e ferroviário têm levado ao desenvolvimento e implementação de medidas para a sua mitigação. Uma solução amplamente implementada, desde há algumas décadas, tem sido a de sistemas físicos de atenuação sonora, posicionados na vizinhança das vias de comunicação, designados por barreiras acústicas. 

Em paralelo com a problemática da exposição ao ruído aéreo gerado pelo tráfego rodoviário e ferroviário, sobretudo na última década, tem vindo a surgir uma muito forte preocupação social no que respeita à exposição às radiações eletromagnéticas e, em particular, com as radiações geradas pelos sistemas de comunicações móveis e pessoais, fruto da sua generalizada utilização, também conhecida por poluição eletromagnética. 

Para além do referido, acresce ainda um problema claramente identificado pela indústria florestal e da madeira. Encontram-se disponíveis no nosso país, por vezes com abundância excessiva, troncos de madeira (em particular de pinheiro bravo), provenientes de operações de desmatação que têm em vista a gestão da floresta, não só para propiciar um melhor desenvolvimento das árvores que não são abatidas, bem como de operações de redução e mitigação do risco de incêndio. Este é um recurso natural, abundante e renovável, mas que é, em muitos casos, inadequado para algumas aplicações correntes (e.g. postes de eletricidade) por não possuir as dimensões adequadas para o efeito. 

O projeto HLS (Hybrid Log Shield) nasceu com o objetivo de dar resposta a estas temáticas. Assim, no âmbito do projeto procedeu-se ao desenvolvimento de soluções inovadoras e altamente sustentáveis de barreiras em madeira de secção circular de baixo processamento industrial baseadas no conceito de cristal sónico, destinadas à minimização dos efeitos do ruído de tráfego e/ou da exposição às radiações eletromagnéticas. As soluções desenvolvidas são barreiras eficientes, quer do ponto de vista acústico quer do ponto de vista da radiação, podendo ser implementadas pensando apenas numa dessas componentes, mas podendo também constituir uma solução híbrida que garante em simultâneo as duas componentes.  

Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto? 

Durante o desenvolvimento do projeto, o consórcio deparou-se com diversos desafios, sendo que o principal se centrou da definição do sistema construtivo da barreira. Apesar do conceito de a solução desenvolvida ser inovadora e altamente sustentável, a sua difícil aplicação no terreno pode inviabilizar a sua aceitação pelo mercado. Nesse sentido o consórcio estudou diversas alternativas, sendo que a escolhida passou pelo sistema de fundação constituído por chapas metálicas com furações adequadas para a colocação de toros com acabamento cónico. Esta solução permite um caracter modular da barreira e o acabamento cónico dos toros permite um encaixe em que o problema proveniente de eventual variação dimensional da madeira, em virtude de variações de teor de água, seja atenuado. Por outro lado, o encaixe cónico permite que a madeira seja colocada suspendida nas chapas sem contacto com o solo, permitindo deste modo um melhor desempenho a nível de durabilidade. 

Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados? 

Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados, sendo o seu reflexo a barreira piloto que foi desenvolvida. Os resultados alcançados neste projeto foram bons, apresentando a barreira uma atenuação acústica de 18,7db para o ruido rodoviário.   

De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar? 

O resultado deste projeto foi uma inovadora barreira híbrida acústica e eletromagnética com um bom desempenho e usando um material natural e renovável que é a madeira de pinheiro-bravo. O resultado do projeto tem suscitado interesse por parte do público, tendo inclusive ganho o prémio na feira Tektónica 2023 na categoria de equipamentos para exterior. 

Apoio do COMPETE 2020 

O projeto contou com o apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em copromoção, envolvendo um investimento elegível de cerca de 452 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 306 mil euros.  

Links 

Pedrosa e Irmãos | Website

Universidade de Coimbra | Website 

SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta – Associação | Website 

Instituto Politécnico de Leiria | Website  

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